Nesta quinta-feira (09), especialistas do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, fizeram visita técnica presencial no Hospital Filantrópico Policlínica (HFP), em Pato Branco. A atividade faz parte do projeto “Saúde em nossas mãos”, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Em setembro de 2021, o Hospital Filantrópico Policlínica foi um dos 204 hospitais do Brasil selecionados para o PROADI-SUS.
A enfermeira Patrícia Bopsin, consultora em melhoria, e a fisioterapeuta Cilene Saghabi, especialista em prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), seguiram cronograma ao longo do dia. Pela manhã, houve reunião para análise das ações realizadas e dos resultados e visitação à UTI Adulto. À tarde, houve reunião para alinhamento das próximas atividades. As especialistas do Albert Einstein tiveram contato com representantes da equipe assistencial da UTI Adulto, da equipe nuclear, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e da direção, entre outros.
O projeto “Saúde em nossas mãos” traz ações relacionadas à UTI Adulto do hospital, com metas de redução de infecções que foram atingidas parcialmente. O projeto vai até setembro deste ano. Com a orientação dos especialistas do Albert Einstein, algumas metas foram atingidas antes do prazo: 90% de redução em infecção de trato urinário; e 60% de corrente sanguínea.
A presidente do Conselho Superior do Hospital Filantrópico Policlínica, Fabiola Fressato Hecke é integrante direta no projeto e acompanhou toda a visitação com as especialistas do Albert Einstein. E enfatizou a importância de a instituição fazer parte do PROADI-SUS. “Foram mais de 400 hospitais de todo o Brasil inscritos no programa e 204 contemplados. Fazer parte dessa iniciativa faz toda a diferença e os resultados estão sendo vistos na UTI Adulto”, ressalta.
Fabiola destaca, ainda, o que representa, efetivamente, a redução dos índices de infecção na UTI Adulto. “Os resultados significam que muitas vidas podem ser salvas, graças aos esforços e ao comprometimento da equipe multiprofissional da UTI Adulto.”
Histórico
Em setembro de 2021, a equipe da UTI Adulto do Hospital Filantrópico Policlínica abraçou o projeto “Saúde em nossas mãos”, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Foram iniciadas várias ações, como a revisão de processos, a implantação de rotinas e o treinamento das equipes para que, em dois anos, fosse alcançado o objetivo de reduzir as infecções (corrente sanguínea, trato urinário e pneumonia associada à ventilação mecânica) em 30%. Os resultados, após um ano de projeto, já são superiores em dois dos três quesitos: 90% de redução em infecção de trato urinário; e 60% de corrente sanguínea. Esta é a segunda vez que o Hospital Filantrópico Policlínica é selecionado para um projeto do PROADI-SUS, nos últimos anos.
Mais
Ponto de Atendimento ao Empreendedor é inaugurado em Ampére
Prefeitura abre licitação para credenciamento de clínicas veterinárias
DER homologa edital para pavimentar trecho do Contorno Noroeste de Pato Branco