Crea-PR divulga vencedores do Prêmio Profissional Destaque na região Sudoeste

Foram premiados engenheiros nas categorias Carreira Destaque, Educador Destaque e Profissional Destaque

Reconhecer, homenagear e compartilhar com a sociedade o trabalho dos profissionais que tiveram atuação de destaque comunitário em suas regiões, nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Esse é o intuito do Prêmio Profissional Destaque, promovido anualmente pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e que, nesta semana, divulgou lista com os vencedores nas três categorias disponíveis: Profissional Destaque, Carreira Destaque e Educador Destaque.

Na região sudoeste do Paraná, os premiados são: Edson Roberto Silveira, engenheiro agrônomo de Pato Branco, premiado pela Carreira Destaque; Ericson Fagundes Marx, engenheiro agrônomo de Francisco Beltrão, como Profissional Destaque; e Maycon Aurelio Maran, engenheiro eletricista, professor da Unisep – Campus Francisco Beltrão, como Educador destaque.

Na categoria Carreira Destaque, os outros dois finalistas da região Sudoeste foram: o engenheiro ambiental Kennithy Kurpel e a engenheira de materiais Maria Nalu Verona Gomes. Na categoria Profissional Destaque, os demais finalistas foram: o engenheiro ambiental Cassio Fernando Foquesatto e o engenheiro civil Odair Serraglio. Na categoria Educador Destaque, Maycon Aurelio Maran foi o único indicado.

A partir da divulgação do resultado final do Prêmio, os vencedores são convidados a participar do Encontro Estadual de Entidades de Classe, para receberem lá, a homenagem oficial como reconhecimento à premiação. Neste ano, a solenidade será entre os dias 26 e 28 de outubro, em Foz do Iguaçu.

Os premiados

Edson Roberto Silveira, engenheiro agrônomo, prêmio Carreira Destaque

Edson Roberto Silveira foi homenageado pela carreira. Natural do Rio Grande do Sul, chegou à região sudoeste do Paraná em 1986. Foi professor da antiga Funesp, em 1993, instituição que passou a se chamar Cefet no ano seguinte, atualmente UTFPR – Campus Pato Branco. Hoje, está aposentado na docência. É mestre em Ciências Biológicas (Entomologia) e doutor em Agronomia (Produção Vegetal). No Crea-PR, foi conselheiro por dois mandatos e inspetor, também por dois mandatos. Há cinco anos, é presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEA-PB), atual tetracampeã estadual entre médias entidades de classe e destaque na qualificação profissional de seus associados. Tem 42 anos como engenheiro agrônomo.

“Recebo a premiação como o reconhecimento de todo o trabalho ao longo da carreira, como professor, como profissional da Agronomia e também pela atuação na AEA-PB. Agradeço a todos os integrantes das entidades de classe, conselheiros, inspetores e docentes que aprovaram minha indicação”, comentou Edson Roberto Silveira.

 

 

 

 

Ericson Fagundes Marx, engenheiro agrônomo, é o profissional celebrado pelo Crea-PR no sudoeste do Paraná. Graduado em Agronomia em 1989, iniciou a carreira no mesmo ano, na Emater, em Nova Prata do Iguaçu, em que atuou na assistência técnica e extensão rural. Em 2005, foi transferido para Francisco Beltrão, onde atuou em programas como o Paraná Biodiversidade e o de Microbacias Hidrográficas, além das áreas de grãos e olericultura.

Ericson Fagundes Marx, engenheiro agrônomo, prêmio Profissional Destaque

Em 2022, assumiu a gerência regional do Instituto de Desenvolvimento Rural – Iapar-Emater (IDR-Paraná), gerenciando as ações em 20 municípios da área de abrangência. Foi conselheiro do Crea-PR por uma mandato e também presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão (AEA-PB). É pós-graduado em Agricultura Biológica-Dinâmica.

 

 

 

 

“Nos 33 anos na região, dediquei-me com muito profissionalismo e seriedade ao trabalho de extensão rural, junto aos agricultores paranaenses, entidades civis e governamentais e poder público. A premiação de Profissional Destaque do Crea-PR traz um sentimento de valorização e de reconhecimento da minha vida profissional e pessoal.”

Maycon Aurelio Maran, engenheiro eletricista, foi uma unanimidade na categoria Educador Destaque, na região. Único indicado, é formado em 2011, tem mestrado em Eletromagnetismo e Dispositivos Eletromagnéticos e doutorado em Sistemas Elétricos de Potência. É responsável por projetos e ensaios de máquinas elétricas síncronas e subestações na Flessak Eletroindustrial, em Francisco Beltrão. Desde 2014, é professor nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil na Unisep – Campus Francisco Beltrão. Atualmente, leciona as disciplinas de Circuitos Elétricos, Máquinas Elétricas, Automação Industrial e Sistemas Elétricos de Potência.

Maycon Maran, engenheiro eletricista, prêmio Educador Destaque

Maran analisa a homenagem como “o reconhecimento dos pares pelo esforço de tentar difundir conhecimento, formando novos profissionais, e um incentivo para buscar excelência.”

“A nomeação de Educador Destaque contribui para perceber que devemos nos voltar aos bancos da academia para que os futuros engenheiros sejam capazes de superar os desafios que a constante evolução apresenta”, completa Maran.

 

 

 

 

Sobre o prêmio

“Podemos enfatizar como elemento especial desse Prêmio o fato de ser um mérito regionalizado. Nosso propósito é proporcionar o reconhecimento dos profissionais dentro de sua área de atuação, ou seja, é dizermos para a sociedade daquela região específica quem foram os profissionais de destaque no último ano. A ideia é ter esse reconhecimento regional de valorização e proximidade comunitária”, enfatizou o gerente de relações institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

Para analisar de forma próxima os trabalhos de destaque, o Prêmio segue um processo de avaliação também regionalizado. As indicações dos profissionais são feitas pelas Entidades de Classe (para as categorias Prêmio Profissional Destaque e Carreira Destaque) cadastradas no Crea-PR ou pelas Instituições de Ensino (para a categoria Prêmio Educador Destaque) que possuam cursos de áreas afetas ao Sistema Confea/Crea. Todos os indicados passam pelo crivo de questões éticas, de regularidade e de trajetória profissional e, na sequência, seus nomes são submetidos a uma votação.

A análise e escolha dos premiados é feita por membros do Colégio de Entidades de Classe (CDER-Pr), Colégio de Instituições de Ensino (CIE), do Colégio de Inspetores (CI) e Conselheiros do Crea-PR.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube