Cacispar define plano de trabalho de fomento à inovação

Integrantes do Conselho de Administração da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) e presidentes das entidades afiliadas foram apresentados ao Programa de Inovação, iniciativa que tem como objetivos incentivar a inovação nas entidades associadas e nas empresas que fazem parte do movimento associativista na região. O plano de trabalho foi desenvolvido por uma comissão interna da Cacispar, com a expertise do Sebrae Paraná.

A apresentação aconteceu durante a reunião mensal, do CAD da Cacispar, na sede da Associação Comercial e Empresarial de São João (Acesj), no dia 29 de agosto. Guilherme Rafael Cancelier, vice-presidente para Assuntos de Inovação da Cacispar, e Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae Paraná, detalharam a preparação prévia e as próximas etapas.

O programa tem objetivos como fomentar o desenvolvimento de parques tecnológicos e proporcionar condições para que 80% das entidades vinculadas à Cacispar estejam engajadas no processo de inovação até 2025. Também há o interesse em inspirar as empresas associadas para que busquem inovar em seus processos ou negócios.

Guilherme Cancelier relatou sobre a formação da comissão e os três workshops de preparação, realizados entre maio e julho deste ano. “É um momento inédito que está acontecendo na Cacispar. A iniciativa é pioneira entre as coordenadorias do Estado”, afirma.

Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae Paraná, abordou as cinco fases do programa: ideação, planejamento, apresentação, execução, monitoramento e sucesso. “Desde o início, a busca por maneiras de levar a inovação para negócios tradicionais marcou o trabalho.”

O presidente da Cacispar, Paulo Sergio Bueno, destaca os quatro fundamentos do novo programa: promoção da cultura de inovação, desenvolvimento de pessoas, criação de estratégias e processos, e formação da rede de parceiros. “A comissão trouxe as ferramentas e vamos trabalhar para realizar o planejamento. De início, atuaremos em duas frentes, uma com associações empresariais que demonstram vocação para o tema, outra no desenvolvimento da cultura da inovação nas demais ACEs”, explica Paulo.

Visita técnica

Antes da reunião mensal na Acesj, os integrantes do CAD e presidentes de associações empresariais do Sudoeste participaram de uma visita técnica à Coasul Cooperativa Agroindustrial, em que foram recebidos pelo diretor-presidente Jacir Scalvi e outros dirigentes.

Na reunião, que teve como anfitrião o presidente da Acesj, Tiago Roberto Wiesenhutter, e a presença de Jacir Scalvi, diretor-presidente da Coasul, também foram discutidas pautas relacionadas à Cacispar Mulher e à Cacispar Jovem e ao Conselho Permanente de Executivos do Sudoeste (Copes).

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube