As obras apresentam a fauna e a flora encontradas no estado do Paraná, entre elas aves, – araçari-poca, fim-fim e o martim-pescador-verde – diferentes espécies de borboletas, plantas, e até a representação do Berthasaura leopoldinae, um dinossauro sem dentes descoberto na pequena cidade de Cruzeiro do Oeste (PR). Os desenhos foram criados sobre papel e tecido, sendo utilizados materiais como lápis de cor, aquarela e nanquim. Nas obras são apresentados os autores e o nome científico e popular dos animais.
Por meio do projeto de extensão, constituiu-se o Coletivo Bioaquarela, que é formado por docentes e estudantes de distintas fases do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFFS, além de estudantes de outras instituições de ensino superior e da rede básica de educação. “O projeto tem como objetivo a construção de elementos visuais para que possam auxiliar na alfabetização científica. Dessa forma, a ilustração científica é mais uma possibilidade de material complementar e que pode ser empregado por docentes como parte de sua metodologia de ensino”, destaca Caroline.
Entre as obras expostas, está o relato do acadêmico de Ciências Biológicas Leandro This Sanfelice, que reflete sobre sua participação no projeto. “Estou conectado com meus desenhos, cada um deles faz parte de quem sou. Expressar ideias e emoções através da arte é uma poderosa cura, pois ela higieniza a nossa mente e abre espaço para novos saberes e conhecimento”.
As obras são assinadas pelos integrantes do Coletivo Bioaquarela: professoras da UFFS Caroline Heinig Voltolini e Cristiane de Quadros; acadêmicos de Ciências Biológicas Aline Steffens Benini, Eduarda Brzozowski, João Gabriel Milani Barreto Alampe, Leandro This Sanfelice e Sinara Adriana Strassburg; estudante de Engenharia Civil da UTFPR – Campus Pato Branco Murilo Luiz Bernardi; e o estudante do ensino fundamental Gianlucca de Quadros Faust Maschio. A curadoria é da professora de artes da SEED/PR Evyli Vanin Sirtoli.
Mais
Pato Branco: Evento de Adoção de Cães e Gatos Garante Novo Lar para 22 Animais
Vereadores apresentaram e aprovaram requerimentos e indicações
Com 500 quilômetros, Paraná tem maior programa de rodovias de concreto do Brasil