A Gestão Municipal propôs a instalação das lombadas eletrônicas em determinados pontos da cidade. O projeto foi votado na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (20) e aprovado em segunda votação. A ideia é fiscalizar o excesso de velocidade e evitar acidentes, tornando o trânsito mais seguro. Em relação ao número de pontos a intenção é fazer o estudo de 22 pontos, assim, serão fiscalizadas 48 faixas de circulação.
Em Pato Branco, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde e Samu, foram registrados 383 acidentes no último ano, somando um custo de R$6.197.576,64 ao Município. Visando diminuir esses números e tornar o trânsito mais seguro, em aproximadamente 40 dias será finalizado o estudo. Em seguida, após licitação e feito todo o trâmite necessário, posteriormente à instalação será concedido um período de adaptação dos motoristas e pedestres. Após este período os dispositivos estarão autuando os infratores. A previsão para a instalação é a partir de Outubro.
A eficiência da lombada eletrônica apresenta índices comprovados de redução de acidentes em até 100%. A principal causa de acidentes de trânsito ainda é a imprudência do condutor associada ao excesso de velocidade. Diferentemente do radar, a lombada eletrônica necessariamente mostra a velocidade a partir do display. “O estudo vai definir a velocidade máxima em cada ponto onde for instalado. A sinalização será localizada precedente a todos os aparelhos, conferindo multa somente a quem realmente exceder a velocidade permitida” ressalta o Diretor do Depatran, Roberto Dolenga.
Além das lombadas eletrônicas, o projeto prevê a instalação dos semáforos inteligentes, que registram a quantidade de veículos e opera de forma a priorizar a via com maior tráfego. Também será feito uso da pintura termoplástica que promove uma maior durabilidade das sinalizações e melhor visibilidade dos condutores e pedestres por conta do alto relevo.

Mais
UFFS aprova criação de dois novos cursos na área de Computação
Campanha de final de ano sorteia oito scooters elétricas em Pato Branco
Continuidade e Superação: Reflexões do Vereador Alexandre Zoche sobre a Expopato e o Desenvolvimento de Pato Branco