A Fármacia Central de Pato Branco atende por dia cerca de 1000 pacientes que recebem os medicamentos de forma gratuita. São cerca de 380 itens entre medicamentos de distribuição geral e protocolos específicos distribuídos diretamente para os pacientes, farmácias satélite, UPA e para cada Unidade Básica de Saúde. Para adquirir esses fármacos o Município trabalha na forma de licitação e através do Consórcio Paraná Saúde, que é administrado pelo Estado e atende 399 municípios.
Escassez
Recentemente os laboratórios farmacêuticos têm apresentado dificuldades em produzir certas substâncias e fazer a entrega dentro do prazo definido. Isso se deve à escassez de determinados insumos importados, grande parte da China e da Índia. Somado às situações de crise internacionais como a guerra e os constantes lockdowns na Ásia, a pandemia também interferiu no abastecimento de alguns remédios e itens de saúde diante da grande demanda. Nos últimos dois anos a produção em todo o mundo esteve focada nessas necessidades. “Com o aumento da demanda durante e após a pandemia a produção não tem sido suficiente” explica o farmacêutico responsável pela Farmácia Central, Fernando Branco.
É uma realidade que afeta não somente Pato Branco, mas a grande maioria das cidades que enfrentam o mesmo impasse na compra dos medicamentos. Não se trata de falta de recursos ou ainda, atraso nos pedidos, mas sim uma insuficiência na fabricação dessas drogas. Segundo o farmacêutico, a situação do Município em comparação aos demais é muito equilibrada, pois além da organização junto aos médicos para que se substitua pelos medicamentos equivalentes no momento da prescrição, a porcentagem em falta é muito baixa em relação às opções em estoque.
O planejamento de pedidos que anteriormente era feito para até três meses foi ampliado para atender por pelo menos seis meses, com objetivo de manter uma margem de segurança, ainda que a programação em relação à validade seja superior a esse prazo, atendendo até 18 meses.

Mais
UFFS aprova criação de dois novos cursos na área de Computação
Campanha de final de ano sorteia oito scooters elétricas em Pato Branco
Continuidade e Superação: Reflexões do Vereador Alexandre Zoche sobre a Expopato e o Desenvolvimento de Pato Branco