A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) promoveu, no dia 17 de setembro, o 3º Workshop de Produtos e Serviços para ACEs. O seminário digital reuniu 43 executivos e diretores de 27 associações empresariais e teve, entre os destaques, a participação da coordenadora jurídica da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), Caroline Taborda. A advogada explanou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no dia 18 de setembro, com a sanção da Lei 14.058/2020.
Caroline passou esclarecimentos sobre dados sensíveis, base legal e outros aspectos importantes, como o envio de e-mail marketing sem consentimento. “Os dirigentes e executivos das ACEs tiveram acesso a informações fundamentais a partir de agora, com a entrada da LGPD. A lei vai impactar a relação entre empresas e consumidores e é preciso estar preparado”, alerta Carlos Manfroi, presidente da Cacispar.
O workshop também abordou temas como a certificação digital via SPC Brasil, com Paulo Batista, que trouxe informações sobre o produto que é novidade no mercado. Já Marina Casali falou sobre o Programa de Certificação em Gestão da Faciap, abordando os sete pilares de gestão, recursos humanos, finanças e cultura associativista, entre outros temas.
Francieli dos Santos, secretária executiva da Associação Empresarial de Realeza (Aciar), esteve entre os participantes do seminário digital. “Acompanho os workshops desde a primeira edição. Este ano foi diferente, de forma virtual, mas muito proveitoso. Acredito que a explanação sobre a Certificação em Gestão pode incentivar a participação de outras associações empresariais. A Aciar já integra o Programa desde 2017, com muito sucesso”, conta Francieli.
Desde a implantação do programa da Faciap, a associação de Realeza evoluiu em vários aspectos. “Nas finanças, começamos a fazer a avaliação de fornecedores e a prestação de contas está ainda mais transparente. No setor de RH, houve definição de remuneração fixa e variável e descrição de cargos e salários. São evoluções que conseguimos com o programa de gestão”, completa a executiva da Aciar.
Mais
Pato Branco Conhece os Detalhes da Proposta de Terceirização da Coleta de Lixo Orgânico
Município inicia operação do veículo OCR no estacionamento rotativo em fase educativa
Prefeitura de Pato Branco propõe redução temporária de 50% no ITBI para impulsionar mercado imobiliário