O Dia D de vacinação contra a Influenza (H1N1), no sábado (3), teve recorde de público em Pato Branco. Segundo a Secretaria de Saúde foram vacinadas 5.115 pessoas, número maior que o primeiro dia D, em 15 de maio. A vacinação continua nas unidades de saúde. Até esta segunda-feira (5), 23.282 pessoas já receberam a dose. “Conseguimos imunizar um grande número de pessoas”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein. “A procura foi além do esperado, o que demonstra que a população está ciente da importância da vacinação na prevenção de doenças que podem sim ser prevenidas. Foi positivo.”
De acordo com Emanoeli, a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. Desses, já receberam o imunizante 75,29 % das crianças de até 5 anos, 11 meses e 29 dias, 70% dos idosos, 69,18% das gestantes e 41% das puérperas. A vacinação segue para todas as pessoas acima dos seis meses de idade nas salas de vacina dos bairros no período da manhã (8h às 11h) e na sala de vacina do centro (8h às 17h).
Para ser vacinado é necessário apresentar comprovante de residência, RG e carteira de vacina. Pessoas que tenham recebido a vacina contra a covid-19 devem aguardar, obrigatoriamente, o intervalo de 14 dias para receber a dose da vacina contra a influenza. Da mesma forma, pessoas vacinadas contra a influenza precisam esperar 14 dias para tomar a vacina contra a covid-19. A vacina só é contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo.
Quem teve covid-19 pode receber a dose após 30 dias do início dos sintomas ou após 30 dias da data do diagnóstico.As doses serão aplicadas até ter a disponibilidade do imunizante.”A influenza é uma doença respiratória que também pode evoluir para complicações. É importante reduzir as taxas de transmissão da doença e isto só é possível mediante a vacinação”, reforça Emanoeli.
Mais
Apoiada pelo Estado, startup de Pato Branco desenvolve “saco de lixo inteligente”
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.577 vagas de emprego com carteira assinada
Saúde alerta para risco de doenças com baixa adesão às vacinas em Pato Branco