A partir desta terça-feira (1º de junho), o município de Pato Branco intensificará a imunização contra a Covid-19. Com a chegada de mais 1.170 doses da vacina Pfizer/BioNTech e 940 da Covishield Covid, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca/Universidade de Oxford em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a aplicação será estendida tanto a professores quanto a pessoas com comorbidades.
Nesta etapa serão atendidos trabalhadores acima de 40 anos da educação e da assistência social que atuam no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e em casas/unidades de acolhimento e Forças de Segurança e Salvamento. Entre pacientes com comorbidades e deficiências permanentes, a vacinação será estendida para pessoas acima de 25 anos.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Pato, Emanoeli Stein, os contemplados nestes grupos devem ficar atentos quanto à documentação necessária. “Lembrando que as vacinas serão aplicadas conforme a disponibilidade de doses. Caso o imunizante acabe, as ações serão suspensas até a chegada de nova remessa”, apontou Emanoeli Stein.
A vacina é aplicada por ordem de chegada, sem necessidade de cadastro prévio. Ela também é contraindicada para menores de 18 anos, pessoas com histórico de reação anafilática anterior a qualquer um dos componentes da vacina e pacientes com histórico de trombose.
Cronograma
– 01/06: Trabalhadores da educação
Todos os professores e funcionários de escolas públicas e privadas do Ensino Básico (creche e pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e EJA) acima de 40 anos; Trabalhadores da assistência social atuantes no Cras, Creas, casas/unidades de acolhimento, também com mais de 40 anos.
Local: Largo da Liberdade, das 17h até as 18h30.
– 02/06: Forças de Segurança e Salvamento.
Local: Largo da Liberdade, das 17h às 18h30. Para este grupo, o critério utilizado será a listagem encaminhada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (o município vacinará conforme os nomes contemplados nesta lista).
– 03/06: Pacientes com comorbidades e deficiências permanentes acima de 35 anos.
Local: Parque de Exposições, das 8h30 às 12h. Já no período da tarde, das 13h às 16h30, serão imunizados pacientes com comorbidades e deficiências permanentes de 30 a 34 anos.
– 04/06: Pacientes com comorbidades e deficiências permanentes de 25 anos a 29 anos.
Local: Parque de Exposições, das 8h30 às 12h.
A imunização dos grupos com comorbidades também ocorrerá nas Unidades de Saúde, a partir da próxima segunda-feira (7), das 13h30 às 16h30. Gestantes com 18 anos completos acima e com comorbidades devem agendar a vacinação pelo telefone número 46 98421 4088.
Documentos
Trabalhadores da Educação e da Assistência Social, além de documentos pessoais (CPF/RG) e comprovante de residência, devem apresentar para a imunização comprovante de vinculação ativa do profissional com a escola/instituição social (holerite). Também será necessário apresentar uma declaração emitida pela instituição (preenchida devidamente com todos os dados de identificação do trabalhador, além da assinatura e carimbo do responsável pela instituição).
Pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes precisam apresentar no dia da vacinação o comprovante de residência, documentos pessoais (CPF/RG), receita de medicamentos e/ou exames que comprovem a comorbidade, e/ou declaração médica descrevendo a comorbidade e CID, conforme modelo disponibilizado pelo Portal do CRM.
Na ação, em formato de drive thru, não haverá a possibilidade de consulta em prontuário eletrônico, logo, no local, deverão comparecer apenas pacientes que consigam comprovar a comorbidade.
Orientações
– Deve se priorizar intervalo de 14 dias entre outras vacinas;
– Pacientes com histórico de Covid-19 deverão aguardar 30 dias (após diagnóstico) para a vacinação;
– Pacientes em acompanhamento com reumatologista (em uso de drogas imunossupressoras), pacientes oncológicos e transplantados somente serão vacinados mediante apresentação de declaração médica
Mais
Paraná anuncia construção de Pronto Atendimento Infantil em Pato Branco
Paraná distribui 21 mil mudas nativas em ações pelo Dia da Árvore; Pato Branco está entre os municípios beneficiados
Obras de Rede de Esgoto Avançam no Bairro São Luiz