O Comitê Gestor Municipal (CGM) de Bom Jesus do Sul, na fronteira do Paraná com a Argentina, está realizando a pesquisa “Comércio Local e Consumidor”. A coleta de informações está em andamento e a previsão é de que os resultados sejam divulgados no final deste mês. A ação tem a parceria dos departamentos municipais de Administração, Indústria, Comércio e Turismo e da Saúde, da Sala do Empreendedor, Sebrae/PR, Associação Empresarial da Fronteira (Ascoagrin) e Unetri Faculdades. Os resultados serão divulgados à comunidade em junho e também servirão para planejar estratégias para o fortalecimento da economia local.
Paulo Deola, diretor de Administração, Indústria, Comércio e Turismo de Bom Jesus do Sul, ressalta a estratégia conjunta com o departamento de Saúde do município. “A integração nos permite maior alcance, pois os agentes comunitários de Saúde cobrem 100% das famílias do município e as conhecem muito bem. É o critério mais efetivo e nos possibilitará maior abrangência”, explica. Deola acrescenta que a intenção é saber qual o volume de recursos gastos pelos bonjesuenses nos municípios vizinhos e identificar alternativas para reverter a situação.
“Queremos saber quais os motivos que levam a população a comprar em outras cidades. E buscar alternativas para abertura de novos negócios, com maior diversidade de segmentos e, assim, gerar mais empregos e renda”, completa Deola.
A consultora do Sebrae/PR, Maria Auria Mulhmann, comenta que o CGM foi criado a partir do Programa Cidade Empreendedora, convênio entre a instituição e a Prefeitura de Bom Jesus do Sul, firmado em fevereiro deste ano. A pesquisa é uma das ações do comitê. “O objetivo desta pesquisa é o diagnóstico do perfil e dos principais comportamentos do consumidor em relação ao comércio. Os dados coletados auxiliarão no planejamento de ações do CGM que visam fortalecer o comércio, a indústria e o desenvolvimento local”, relata Maria Auria.
O diretor acadêmico da Unetri Faculdades, Jonas Pagno, revela a expectativa de alcançar as opiniões das 1.323 famílias do município, graças aos agentes comunitários de Saúde. “Com a pesquisa, queremos descobrir quais são os atrativos comerciais de Bom Jesus do Sul e quais os pontos de melhoria. Também queremos comparar os resultados com dados do IBGE, Ipardes e do próprio Sebrae.”
Tabulação e aplicação
Jonas Pagno salienta que as informações servirão de base para o planejamento de ações, no mês de junho. “O mapeamento vai nortear estratégias mercadológicas, cursos, oficinas e capacitações que serão desenvolvidas, buscando assertividade.” O prazo para a finalização da coleta de dados termina em 30 de maio.
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