A infecção causada pelo SARS-CoV-2 (Covid-19) se comporta de maneira muito individual. Em alguns pacientes os sintomas são leves, em outros são mais severos. Assim também é com o processo de recuperação, alguns mais rápidos, já outros necessitam de mais cuidados.
Buscando fortalecer a recuperação dos pacientes que contraíram a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco está disponibilizando atendimentos com psicólogos, para quem tenha interesse, e com fisioterapeutas, para quem necessitar. O trabalho é desenvolvido em parceria com os cursos de Fisioterapia e de Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep).
O objetivo é dar esse suporte às equipes e ao paciente em recuperação”, explica o diretor de Vigilância da Saúde, Rodrigo Bertol, sobre os atendimentos disponibilizados para o pós-covid. Também frisa que a parceria com a entidade de ensino é uma forma de não deixar a população desassistida.
A gerente de Equipe Multidisciplinar e Academia da Saúde, Adelaide Johan Gomes da Silva, enfatiza que as sequelas em relação à Covid-19 são diversas, mas há questões psicológicas muito relevantes, “que precisamos olhar com muito cuidado”. O atendimento com psicólogos, o paciente manifesta interesse, em triagem com a equipe de Saúde, ou os profissionais indicam, e é encaminhado.
A fisioterapeuta da equipe Multidisciplinar do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Elisangela Lourdes Artifon Zanatta, explica que o atendimento de fisioterapia é feito em visita domiciliar, com avaliação e alguns exercícios simples.

Mais
Ônibus Cuida Mais Paraná vai atender população idosa de Pato Branco
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.651 vagas de emprego com carteira assinada
Executivo envia projeto à Câmara para denominar trecho da BR-158 como Avenida Frei Policarpo