A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) já está em andamento. Divididas em três etapas, nesta primeira estão sendo atendidas crianças de 06 meses até 05 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde. A vacinação para esse grupo será até o dia 10 de maio.
“O principal objetivo da campanha é reduzir as internações pela doença, prevenir as complicações e óbitos”, frisa a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein. O público estimado no município é de mais de 26 mil pessoas, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 90% das pessoas dos grupos prioritários.
Na segunda etapa, serão atendidos idosos acima de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas. A vacinação para esse grupo será do dia 11 de maio até o dia 08 de junho.
Já na terceira etapa, que será de 09 de junho a 09 de julho, serão vacinadas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Covid-19
A campanha contra a influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. Neste ano, os idosos serão vacinados apenas na segunda etapa, principalmente em decorrência da vacinação contra o novo coronavírus Sars-CoV-2. “É importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19 para pessoas contempladas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”, explica Emanoeli.
Mais
Prefeitura flexibiliza regras de estacionamento em trecho da Itacolomi
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.557 vagas de emprego com carteira assinada
PCPR e PMPR prendem quatro em operação contra abuso sexual infantil em Pato Branco