Vereador Lindomar Brandão comenta críticas do prefeito, busca recursos para Pato Branco e defende investigação da CEI

Vereador afirma ter se sentido ofendido por declaração do prefeito Géri Dutra

Durante pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador Lindomar Brandão abordou diferentes temas, entre eles sua relação com o prefeito Géri Dutra, a busca por recursos para o município e a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga fatos relacionados à Secretaria de Planejamento. Inicialmente, o parlamentar comentou que tomou conhecimento de que o prefeito estaria descontente com suas cobranças e críticas à administração municipal. Segundo ele, recentemente recebeu um vídeo em que Géri Dutra voltou a utilizar a expressão “enquanto os cães latem, a caravana está passando”, frase que já havia sido mencionada anteriormente durante a abertura da feira municipal.

Lindomar afirmou que se sentiu bastante ofendido com a declaração desde a primeira vez em que ela foi utilizada e com a repetição da frase. Apesar disso, o vereador declarou publicamente que decidiu perdoar o prefeito, ressaltando que não pretende alimentar ressentimentos. “Apesar de eu ter levado isso para o coração, eu o perdoo. Mesmo que ele não queira ser desculpado, mesmo que ele não queira o meu perdão, eu o perdoo porque eu não vou ficar levando uma mágoa no meu coração, isso faz mal para mim”, afirmou.

O parlamentar acrescentou que considera o assunto encerrado e que não pretende voltar a comentá-lo.

Homenagem recebida de associação de militares estaduais

Durante o pronunciamento, Lindomar Brandão também relatou que aproveitou uma viagem recente para participar de um evento realizado na sede da Praça dos Unidos, associação que representa policiais militares e bombeiros militares do Paraná.Na ocasião, o vereador recebeu uma homenagem em reconhecimento ao trabalho político desenvolvido em favor da entidade.Segundo ele, a homenagem foi motivada pelas articulações e pontes construídas junto a representantes políticos, que poderão resultar em benefícios futuros para a associação e, consequentemente, para os militares estaduais. O vereador agradeceu publicamente o reconhecimento recebido e destacou sua satisfação pela homenagem.

Pedido para desarquivamento de recursos destinados ao município

Outro tema abordado foi a busca pela retomada de recursos que estavam destinados a Pato Branco. Lindomar informou que conversou com o deputado estadual Luiz Fernando Guerra, responsável pela viabilização de recursos para o Ginásio do Bairro Bela Vista. De acordo com o vereador, o parlamentar encaminhou recentemente o Ofício nº 586 ao secretário estadual responsável, solicitando o desarquivamento de prioridades que haviam sido suspensas. O vereador pediu apoio dos vereadores Fabrício Preis de Mello e Claudemir Zanco (Biruba), além do prefeito Géri Dutra, para reforçar o pedido junto ao deputado federal Giacobo, que atualmente ocupa cargo na Secretaria de Estado das Cidades.

Entre as prioridades citadas estão:

  • Recursos para o Ginásio do Bairro Bela Vista;
  • Uma verba de R$ 420 mil para a construção de uma quadra de tênis, compromisso assumido pelo deputado com o município.

Segundo Lindomar, os dois projetos somam aproximadamente R$ 700 mil em investimentos para Pato Branco. Ao final, agradeceu ao deputado Luiz Fernando Guerra pelo empenho em tentar viabilizar novamente os recursos para o município.

Vereador defende aprofundamento das investigações da CEI

Lindomar Brandão também comentou os debates relacionados à Comissão Especial de Inquérito (CEI), que tem como objetivo investigar ocorrências ligadas à Secretaria Municipal de Planejamento. O vereador destacou que a investigação não possui caráter pessoal contra o ex-secretário Emerson ou contra qualquer servidor público. Segundo ele, o propósito da comissão é analisar de forma completa o funcionamento da secretaria e apurar os fatos apontados na denúncia. Durante sua fala, afirmou que, ao analisar informações do sistema interno, identificou ações atribuídas ao secretário que acabaram sendo incluídas na documentação que fundamenta o pedido da CEI.

No entanto, ressaltou que os dados isolados não são suficientes para conclusões definitivas e que é necessário ouvir todos os envolvidos para compreender adequadamente os procedimentos adotados pela secretaria. “A denúncia, simplesmente com os dados, ela fica incompleta. Pode ser que tenha justificativas para as aprovações relâmpago. Pode ser que tenha. A gente precisa ouvir o secretário, a gente precisa entender dos servidores quais eram as ordens de funcionamento, como funcionava a secretaria e a análise dos projetos.”

O vereador explicou que a comissão deverá ouvir servidores e responsáveis pelos processos para esclarecer como ocorriam as análises e aprovações dentro da pasta.

Relatório será encaminhado ao Ministério Público

Lindomar também esclareceu que a CEI não possui competência para aplicar punições ou julgar os envolvidos. Conforme explicou, o papel da comissão é levantar informações, produzir um relatório técnico e encaminhar as conclusões aos órgãos competentes, incluindo o Ministério Público. O parlamentar relatou ainda que analisou apenas parte dos processos disponíveis, interrompendo a investigação preliminar após reunir elementos considerados suficientes para fundamentar o requerimento de criação da comissão.

Interesse em integrar a comissão

Ao encerrar sua manifestação sobre a CEI, Lindomar Brandão declarou que deseja integrar a comissão para acompanhar de perto os trabalhos. Segundo ele, participou de diversas comissões de investigação ao longo de sua trajetória legislativa e destacou que, independentemente de quem estivesse no comando do Executivo, os vereadores sempre desempenharam suas funções de fiscalização. O parlamentar afirmou esperar que os trabalhos sejam conduzidos com imparcialidade, sem interferências políticas, priorizando a análise técnica dos fatos. “Deixar a política de lado, analisar os fatos para que a gente possa fazer um relatório o mais técnico possível do que se apresenta.”

Caso não seja escolhido para compor a comissão, Lindomar afirmou que continuará acompanhando as atividades e os desdobramentos da investigação.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube