Os novos especialistas com os preceptores e os integrantes da mesa de honra da solenidade

Hospital Filantrópico Policlínica celebra mais uma formatura de especialistas

O Hospital Filantrópico Policlínica (HFP) realizou, nesta quarta-feira (11), mais uma cerimônia de formatura do Programa de Residência Médica. O evento, no auditório do Sicredi Soma, marcou o encerramento do 11º ciclo de especialização profissional na instituição. A solenidade de 2026 celebrou a entrega de 12 novos especialistas, distribuídos em seis áreas: Anestesiologia – Ivis Machado Costa e Antonio Marcos dos Reis Junior; Cardiologia – Juliane Santos Kubaski e Raquel Bertoldo; Cirurgia Geral – Luan Koerich e Pedro Eugenio Bet Batista dos Santos; Clínica Médica – Eloize Viecelli, Gustavo André Pasqualotto e Maria Carolina Kobel Vellozo; Ortopedia e Traumatologia – Peterson Reisdoerfer Junior; Pediatria – Alvim João Faust e Josiane Antonio Schuarz.

A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos dos formados e foi prestigiada por preceptores, profissionais da área e representantes da Secretaria de Saúde de Pato Branco, da 7ª Regional de Saúde e do Centro Universitário Afya, parceiro do Hospital Filantrópico Policlínica no Programa de Residência Médica.

O diretor presidente do HFP, Sadao Yamamoto, ressaltou a importância do Programa de Residência Médica da instituição para a melhoria dos atendimentos em saúde da população de Pato Branco e de vários outros municípios da região. “A formatura desta turma reflete a solidez do nosso Programa de Residência Médica e a importância das parcerias estratégicas que cultivamos. Para nós, investir na formação desses especialistas é investir na sustentabilidade do sistema de saúde regional”.

Por sua vez, o presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Filantrópico Policlínica, Luís Eduardo Durães Barboza, destacou a evolução do Programa, com a primeira formatura de especialistas em Anestesiologia e Cardiologia. “O Programa de Residência Médica iniciou com três especialidades e, agora, soma seis áreas: a Anestesiologia e a Cardiologia como as mais recentes. É uma satisfação vivenciar esse fortalecimento do Programa na instituição”, observou o presidente da Coreme.

A médica Maria Carolina Kobel Vellozo, agora especialista em Clínica Médica, foi a oradora da turma de 2026. “A residência foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além da estrutura proporcionada pelo Hospital, a competência e a dedicação dos preceptores, dos demais médicos e das equipes foram fundamentais para a nossa formação”, analisou Maria Carolina, que tem planos de continuar clinicando em Pato Branco.

Novas especialidades

Como ressaltado pelo presidente da Coreme, a edição atual também é significativa pela formatura das primeiras turmas nas especialidades de Anestesiologia, implantada em 2023, e de Cardiologia, iniciada em 2024. Com a formatura de 2026, o Programa de Residência Médica do Hospital Filantrópico Policlínica soma 61 médicos especialistas formados desde o início: Cirurgia Geral – 19 especialistas; Pediatria – 16; Ortopedia e Traumatologia – 14; Clínica Médica – 8; Anestesiologia – 2; e Cardiologia – 2.

Contribuições para melhoria no atendimento

A apresentação dos trabalhos de conclusão de residência médica (TCRMs) foi realizada em 4 de fevereiro, no auditório da Poli Saúde no Centro Multiprofissional. Dos 12 TCRMs, quatro são protocolos relacionados ao atendimento, o que contribui para a resolutividade e para a melhoria da segurança dos pacientes. Além disso, outros cinco trabalhos apresentados foram publicados em revistas médicas e/ou científicas, o que demonstra que o Programa de Residência Médica do HFP também tem viés de pesquisa.

Para o diretor clínico do Hospital Filantrópico Policlínica, Pedro Bortot, a estruturação do Programa de Residência Médica exige constantes aprimoramentos por parte dos integrantes do Corpo Clínico da instituição. “Todos os profissionais renovam conhecimentos porque é preciso apresentar novas tecnologias, novos ensinamentos. Além disso, é bastante salutar para a população, que vai receber especialistas em áreas de saúde básica, como Cardiologia, Cirurgia Geral, Pediatria e Clínica Médica”, acrescentou.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube