A médica psiquiatra e docente do curso de Medicina da Afya Centro Universitário de Pato Branco, Ana Camila Cabeço, assumiu, em janeiro deste ano, a presidência da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPsiq). A cerimônia de posse da nova diretoria foi realizada em Curitiba e reuniu autoridades da área médica, representantes de entidades de classe e convidados. A APPsiq atua de forma contínua no fortalecimento da Psiquiatria no Paraná, com foco na valorização científica e ética da especialidade, na promoção da educação médica continuada e no diálogo institucional com entidades como o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e órgãos ligados à saúde. A atuação da entidade também envolve a defesa da boa prática psiquiátrica e a qualificação da assistência em saúde mental em todo o estado.
À frente da nova diretoria, Ana Cabeço destaca como prioridades a ampliação das atividades científicas e educacionais, a interiorização das ações da associação, o fortalecimento do diálogo institucional e a valorização do psiquiatra, além da aproximação com universidades e serviços de formação médica.“A APPsiq tem um papel estratégico na articulação entre ciência, ética e prática profissional. Nosso objetivo é fortalecer a Psiquiatria no Paraná, ampliar o acesso à educação médica continuada e contribuir para uma assistência em saúde mental cada vez mais qualificada e alinhada às necessidades da população”, explica a doutora Ana.
A presidência da APPsiq dialoga diretamente com a atuação docente da professora na Afya Pato Branco, especialmente no que se refere à formação médica em saúde mental. Na Instituição, Ana atua em atividades de ensino no ambulatório, no internato e em projetos acadêmicos vinculados ao curso de Medicina, além de coordenar a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSI). “Tanto a docência quanto a atuação associativa têm como eixo central a formação qualificada, ética e atualizada em saúde mental. A vivência institucional permite levar para a academia discussões contemporâneas da Psiquiatria, aproximando teoria e prática e conectando os estudantes à realidade profissional da especialidade”, ressalta a docente.
A aproximação institucional entre a APPsiq e a Afya Pato Branco também amplia oportunidades para os estudantes, com reflexos diretos na formação médica. “Essa integração possibilita maior acesso a eventos científicos, incentivo à iniciação científica e o fortalecimento da Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental, qualificando ainda mais as experiências no Ambulatório Escola, no Internato e em outras atividades práticas. É um movimento que contribui para uma formação mais crítica, atualizada e comprometida com as demandas reais da saúde mental”, completa a doutora Ana.

Mais
Pato Branco inicia aplicação de medicamento contra bronquiolite
Município investe mais de R$ 1 milhão em pavimentações asfálticas
Vereador Fabrício Preis de Mello destaca investimentos históricos, obras em andamento e desafios da drenagem urbana em Pato Branco