Pato Branco registra casos confirmados de dengue no início de 2026, mas mantém baixo risco de infestação

O município de Pato Branco registrou, entre 1º e 26 de janeiro de 2026, casos confirmados de dengue e chikungunya, conforme o Boletim Epidemiológico nº 03, divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica. Apesar das confirmações, o índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti permanece em 0,2%, percentual que classifica o município como de baixo risco, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

No período analisado, foram contabilizadas 136 notificações de dengue, com dois casos confirmados, ambos autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município. Não houve registro de óbitos relacionados à doença.

Os casos confirmados de dengue foram registrados nos seguintes bairros:

  • Sudoeste – 1 caso

  • São Cristóvão – 1 caso

Em relação à chikungunya, o boletim aponta 12 notificações no período. Não houve registro de óbitos. A Secretaria Municipal de Saúde destaca que, embora o cenário atual seja considerado de baixo risco, a presença de casos autóctones indica a circulação dos vírus no município, o que reforça a necessidade de atenção contínua por parte da população. A principal medida de prevenção segue sendo a eliminação de recipientes que possam acumular água, locais propícios à proliferação do mosquito transmissor. A Vigilância Ambiental orienta que denúncias e solicitações de vistoria podem ser feitas pelo telefone (46) 3213-1721.

Os dados apresentados referem-se exclusivamente a residentes do município de Pato Branco e têm como fonte o sistema Dengue Online. O cenário epidemiológico segue sendo monitorado e novas ações poderão ser adotadas caso haja alteração nos índices nas próximas semanas.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube