O município de Pato Branco divulgou o novo Boletim Epidemiológico Nº 27, com dados referentes ao período de 1º de janeiro a 1º de dezembro de 2025. O documento aponta que a dengue segue em circulação ativa na cidade, com 1009 notificações, das quais 917 casos foram confirmados e outros ainda seguem em investigação. Do total confirmado, a maioria é de casos autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. Atualmente, o Índice de Infestação do Aedes aegypti está em 0,2%, classificado como de baixo risco, mas ainda assim o boletim mantém orientações de alerta à população. Nenhum óbito por dengue foi registrado até o momento.
Entre os bairros com maior número de casos positivos de dengue, destaca-se o Planalto, com 155 confirmações, seguido por São João e São Cristóvão, ambos com 106 casos. Outros bairros também apresentam números relevantes: Centro (76), Alvorada (53), Bela Vista (43), São Roque (35) e Pinheirinho (30).
Chikungunya também preocupa
O boletim aponta ainda quatro notificações de chikungunya em 2025, das quais três são autóctones e quatro foram confirmadas. Assim como na dengue, não houve registro de óbitos pela doença. Entre os bairros com maior incidência da chikungunya, o Planalto novamente lidera a lista, com 98 confirmações, seguido por São João (52), São Cristóvão (34), Bela Vista (32) e Centro (26).
Monitoramento e prevenção seguem ativos
Segundo o boletim, os dados foram apurados pela plataforma oficial Dengue Online e incluem apenas moradores do município de Pato Branco. O levantamento é realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica. Para orientações ou denúncias relacionadas ao controle da doença, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo telefone (46) 3213-1721.

Mais
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.651 vagas de emprego com carteira assinada
Executivo envia projeto à Câmara para denominar trecho da BR-158 como Avenida Frei Policarpo
Agência do Trabalhador oferta 1.347 vagas de emprego com carteira assinada