Durante a sessão da Câmara Municipal de Pato Branco, o vereador Rodrigo Correia fez um duro pronunciamento cobrando maior atuação do secretário de Engenharia e Obras, Osmar Braun, diante do que classificou como abandono de diversas obras em execução no município. O vereador relatou que, desde o início da manhã, tentava contato com o secretário por telefone e mensagens, sem sucesso, enquanto moradores pressionavam por respostas. Correia destacou que, em 2 de setembro, foi assinada a ordem de serviço para pavimentação de ruas nos bairros Parque do Som e Planalto, incluindo a Rua São Francisco de Assis — via considerada essencial por ligar à unidade de saúde da região. Segundo ele, após intervenções iniciais nas calçadas, as equipes deixaram o local e não retornaram.
Outro ponto citado foi a Rua Carmelinda Paloski, no Parque do Som, onde a obra também teria sido interrompida. Ele mencionou ainda problemas recentes na Vila Militar, onde, após movimentação de terra, a chuva provocou alagamento e entrada de terra em uma residência. Correia criticou o que considera falta de acompanhamento das obras por parte do secretário e afirmou que “é uma falta de respeito não com o vereador, mas com a população pato-branquense”. Em tom firme, disse que, caso o secretário não tenha disposição para exercer o cargo, “que peça exoneração” ou se dedique exclusivamente ao aeroporto municipal, “já que é seu sonho de vida”. O parlamentar fez questão de destacar que quem responde pela secretaria é Osmar Braun, e não os servidores que vêm executando as atividades, como Radimir Comin e equipe.
Líder do governo responde e promete buscar informações
Em resposta, o líder do governo na Câmara, vereador Fabrício Preis de Mello, reconheceu parte das preocupações levantadas e afirmou que algumas situações podem estar relacionadas a questões contratuais com as empresas responsáveis pelas obras. Preis de Mello garantiu que, na próxima sessão, pretende apresentar informações atualizadas sobre notificações às empreiteiras e sobre o andamento dos cronogramas, inclusive de praças públicas que tiveram obras iniciadas recentemente. O vereador também relatou receber vídeos de vandalismo em praças recém-instaladas, resultado de investimentos obtidos por meio de recursos estaduais e federais. Segundo ele, torneiras foram quebradas e deixadas vazando por mais de 24 horas em diferentes bairros, o que classificou como “lamentável”.
Meio Ambiente, dragagem de rios e demandas estruturais
O líder do governo abordou ainda cobranças relacionadas à Baixada Industrial, que vem sofrendo com a elevação do nível da água. Ele disse ter procurado a Secretaria de Meio Ambiente, que informou aguardar uma recomendação administrativa do Instituto Água e Terra (IAT) para elaboração de um inventário da arborização — etapa necessária para permitir que máquinas acessem os rios e iniciem a dragagem. Preis de Mello sugeriu que o município busque uma parceria público-privada com instituições como a Faculdade Mater Dei ou a UTFPR para agilizar a elaboração do inventário, dada sua importância para prevenir alagamentos.
O vereador também mencionou demandas do Passo da Ilha e da região atrás da empresa Atlas, apontadas anteriormente por outros parlamentares, e defendeu que as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura preparem um planejamento estratégico para 2026, a fim de solucionar problemas recorrentes de infraestrutura rural e urbana. “Não podemos mais deixar essas situações se arrastarem. Quem mora nesses locais é quem sofre”, concluiu o líder do governo.

Mais
Pato Branco pode criar programa de sinalização educativa nas estradas rurais
Prefeitura disponibiliza ambiente de testes para emissão de NFS-e alinhado ao padrão nacional
Debate Sobre a Municipalização do Trânsito Avança e Projeto Deve Ser Apresentado em Até 60 Dias