A Carreta Saúde da Mulher, iniciativa inédita do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria da Saúde (Sesa), estará a partir de segunda-feira (24), até sábado (29), na cidade de Palmas, na região Sudoeste. Também serão atendidas mulheres de Coronel Vivida, Coronel Domingos Soares e Clevelândia. Será a 11ª parada da estrutura que já garantiu exames e consultas para mais de 13,2 mil mulheres. “Volto a ressaltar a importância da prevenção, de fazer exames e manter os cuidados com a saúde atualizados. A Carreta está na reta final de atendimentos e ainda temos mais duas paradas, além de Palmas. Convido novamente as mulheres a participarem”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Em Palmas, a Carreta estará no Parque de Exposições Pé Vermelho, na Rua José Joaquim Bahls, 1.608, Alto da Glória. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado, das 8h às 17h. A orientação para as mulheres que querem participar é fazer o agendamento no sistema do município, pois é preciso apresentar a guia de encaminhamento e pedido médico para efetivação do atendimento.
Na Carreta são oferecidos exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, papanicolau (25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide, além de orientações de promoção de saúde e autocuidado. Os resultados de exames de ultrassom são entregues na hora. Já os demais têm prazos diferentes, com a entrega um protocolo para acessar os resultados on-line. No caso da mamografia, o prazo é de até cinco dias, e de 15 dias para citopatologia.
ITINERÁRIO – Depois de Palmas, a Carreta Saúde da Mulher segue para as cidades da Lapa e Morretes, completando atendimentos em todas as regiões do Paraná. A Carreta partiu de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e já passou por Cerro Azul, Castro, Conselheiro Mairinck, Primeiro de Maio, Colorado, Santo Antônio do Caiuá, Mariluz, Bela Vista da Caroba e Nova Laranjeiras, totalizando atendimentos a mulheres de 49 municípios.

Mais
Vereadores de Pato Branco Contestam Mudanças no Sistema de Estacionamento Regulamentado e Pedem mais Diálogo com a Sociedade
PCPR prende oito pessoas e desarticula organização criminosa ligada ao tráfico no Sudoeste do Paraná
O Ecossistema de Inovação de Pato Branco: Estruturas, Projetos e Avanços Tecnológicos