A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu oito pessoas durante uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (19) para desarticular uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas em diversos municípios do Sudoeste do Estado. A ação ocorreu simultaneamente em São João, São Jorge d’Oeste, Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Salto do Lontra, além de Laranjeiras do Sul, na região Centro-Oeste. A operação contou com o apoio da Polícia Penal do Paraná (PPPR) e com o uso de cães de faro, que ampliaram a eficácia das buscas. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, 15 mandados de busca e apreensão, além de ordens judiciais de bloqueio de bens, incluindo veículos e valores em dinheiro.
Durante as diligências, os policiais apreenderam três armas de fogo, 109 munições, mais de um quilo de cocaína, porções de crack, uma balança de precisão, dois veículos, diversos celulares e dinheiro em espécie. Duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e outra por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. As investigações tiveram início em maio de 2024, quando a PCPR cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um suspeito de tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Na ocasião, o indivíduo foi preso em flagrante após os policiais encontrarem um armamento em sua residência.
“Com base nos elementos de prova coletados naquela ação e em diligências subsequentes, a investigação conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa, que atua no tráfico de drogas”, explica a delegada Paula Caroline Wisniewski, responsável pelo caso.
De acordo com a PCPR, foram identificados tanto os fornecedores dos entorpecentes quanto os responsáveis pela distribuição e revenda nas cidades de São João, Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Francisco Beltrão. A operação desta quarta-feira teve como objetivo desarticular o grupo, interromper o comércio ilegal e reforçar a segurança da população da região. Todo o material apreendido passará por perícia para subsidiar novas etapas da investigação. Os oito detidos foram encaminhados ao sistema penitenciário.
Outra investigação
A operação também incluiu o cumprimento de três mandados de busca e apreensão relacionados a uma investigação sobre uma tentativa de homicídio ocorrida em janeiro deste ano, no município de São João.

Mais
Vereadores de Pato Branco Contestam Mudanças no Sistema de Estacionamento Regulamentado e Pedem mais Diálogo com a Sociedade
O Ecossistema de Inovação de Pato Branco: Estruturas, Projetos e Avanços Tecnológicos
Debate Sobre o Novo Modelo do Estacionamento Rotativo em Pato Branco: Tecnologia, Multas e Preocupações Legislativas