Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (5), os vereadores de Pato Branco aprovaram Moção de Aplauso a alunos e professores da Rede Municipal pelo destaque em premiações estaduais, além de manifestarem repúdio à nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva. A pauta incluiu ainda projetos de denominação de ruas, abertura de crédito para obras de pavimentação e aprovação do Plano Plurianual – PPA 2026-2029. Ainda, foram apresentados e aprovados oito requerimentos e cinco indicações.
Votação única
Moção de Aplauso aos alunos da Rede Municipal pelas premiações nos Programas Agrinho e MPT na Escola 2025
De autoria do vereador Fabrício Preis de Mello (PL), foi aprovada em votação única a Moção de Aplauso nº 21, de 2025, a ser concedida aos alunos da Rede Municipal de Ensino, César Schuster Domiciano, Cecília Dembinski Garbin, Bianca Duarte Felipan e Pedro Tavares, e às docentes Simone dos Santos Painim, Rosiee Cristina Sgarbossa e Vania Cristina Peloso, das Escolas Municipais Guido Victor Guerra – São João Batista de La Salle, Bairro Planalto – CAIC, Irmã Dulce e José Fraron, pelo destaque e premiações obtidas nos Programas Agrinho e MPT na Escola 2025, em reconhecimento ao mérito, dedicação e contribuição à valorização da educação pública municipal.
“O Programa Agrinho, maior iniciativa social do Sistema FAEP, completa 30 anos em 2025, envolvendo cerca de 800 mil crianças e 50 mil professores em todo o Paraná. Em Pato Branco, destacaram-se como finalistas regionais na categoria Redação: César Schuster Domiciano, do 2° ano da Escola Municipal Guido Victor Guerra, com o 1º lugar; Cecília Dembinski Garbin, do 4° ano da Escola Municipal do Bairro Planalto (CAIC) – com o 3º lugar; e Bianca Duarte Felipan, do 5° ano da Escola Municipal Irmã Dulce, com o 3º lugar. O município também foi finalista estadual no Programa MPT na Escola 2025, com o poema “Infância Perdida”, de Pedro Tavares, da Escola Municipal José Fraron. Essas conquistas refletem o compromisso das escolas municipais com a educação de qualidade, a cidadania e a criatividade. A Câmara Municipal de Pato Branco registra aplausos e reconhecimento aos alunos, professores, equipes pedagógicas e à Secretaria Municipal de Educação e Cultura pelo incentivo constante à excelência no ensino público”.
Moção de Repúdio ao Decreto Federal nº 12.686, de 2025, que institui a nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva
Foi aprovada em votação única a Moção de Repúdio nº 2, de 2025, de autoria do vereador Claudemir Zanco (PL) – com apoio dos vereadores Alexandre Zoche (PRD), Anne Gomes (PSD), Diogo Grando (PRD), Eduardo Dala Costa (Republicanos), Fabricio Preis de Mello (PL), Joecir Bernardi (PSD), Lindomar Brandão (PP), Rodrigo Correia (União Brasil) e Thania Caminski (PP) – manifestando repúdio ao Decreto Federal nº 12.686, de 2025, que institui a nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva.
“O documento será encaminhado ao Ministério da Educação, Federação das APAEs do Paraná, Presidência da República e Assembleia Legislativa do Estado. O Decreto é considerado um retrocesso no atendimento às pessoas com deficiência, pois altera o modelo de educação especial reconhecido pela eficiência das APAEs. Essas instituições atendem cerca de 50 mil pessoas em mais de 400 unidades no Paraná, com resultados expressivos em inclusão e desenvolvimento humano. A nova diretriz federal, ao priorizar o atendimento nas escolas regulares, ameaça desestruturar um sistema consolidado. A Câmara de Pato Branco reafirma seu compromisso com a educação especial de qualidade, construída com diálogo e respeito à diversidade. A Casa repudia medidas que desvalorizem o papel das APAEs e defende a verdadeira inclusão, pautada na garantia de direitos e na valorização das diferenças.”
Primeira votação
Rua Maria Glória Nunes Prestes de Moura
De autoria dos vereadores Claudemir Zanco (PL) e Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 173, de 2025, que denomina de “Maria Glória Nunes Prestes de Moura”, a via pública situada no Loteamento Vale Verde, no bairro São João.
“Maria da Glória Nunes Prestes de Moura nasceu em 24 de julho de 1948, filha de Sebastião Nunes Prestes e Francilina da Silva Prestes. Casou-se em 11 de janeiro de 1965 com João Maria de Moura Filho, com quem teve cinco filhos: Jacir, Maria Terezinha, Maria de Lourdes, Antônio Valdecir (in memoriam) e Gelson (in memoriam). Foi avó e bisavó dedicada, conhecida carinhosamente como Vó Glória. Mulher de fé, honestidade e solidariedade, destacou-se pela dedicação à família e à comunidade. Durante 32 anos, cuidou com amor do neto João Henrique, que tinha necessidades especiais. Enfrentou desafios com ternura e coragem, transformando cada dia em gesto de afeto. Acompanhava o neto por todos os lugares, tornando cada caminhada uma demonstração de amor e propósito. Vó Glória deixou um legado de generosidade, fé e entrega ao próximo. Faleceu aos 75 anos, deixando saudades e inspiração.”
Crédito especial
De autoria do Executivo e em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 186, de 2025, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 580 mil, junto à Secretaria Municipal de Agricultura. De acordo com o Projeto, “o valor refere-se ao saldo parcial do superávit financeiro e rendimentos e será utilizado para a aquisição de brita graduada simples (BGS) e rachão britado, destinados à execução da obra de pavimentação asfáltica na Comunidade Bela Vista”.
Segunda votação
Plano Plurianual – PPA 2026-2029
Em segunda votação e de autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 155, de 2025, instituindo o Plano Plurianual do Município de Pato Branco – PPA 2026 a 2029. O PPA – elaborado a cada quatro anos, sempre no primeiro ano de um novo mandato – estabelece as diretrizes e ações da administração municipal, pelo período de quatro anos, de 2026 a 2029.
Rua Isolina Cordeiro Brasil
De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 160, de 2025, denominando de “Isolina Cordeiro Brasil”, a via pública situada no Loteamento Vale Verde, no bairro São João.
“Isolina Cordeiro Brasil nasceu em 26 de abril de 1930, em Campos Novos (SC). Formada no curso Normal Regional, iniciou sua carreira docente em Mangueirinha (PR), onde se casou e teve dois filhos. Em 1959, mudou-se para Dois Vizinhos, atuando como professora, diretora e Inspetora Regional de Educação. Retornou a Mangueirinha em 1970, dedicando-se à educação até sua aposentadoria em 1981. Viúva no ano seguinte, mudou-se para Pato Branco em 1987 com seus filhos mais novos. Mesmo aposentada, manteve o trabalho voluntário em creches, clubes de mães e na igreja. Em 2011, foi homenageada como pioneira da educação em Dois Vizinhos. Deixou um legado de amor e dedicação, com sete netos seguindo sua trajetória educacional. Faleceu em 16 de outubro de 2015, em Pato Branco, aos 85 anos, deixando oito filhos, 15 netos e seis bisnetos.”
Rua Aldérico José Zandoná Cavazzola
De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 161, de 2025, denominando de “Aldérico José Zandoná Cavazzola”, a via pública situada no Loteamento Vale Verde, no bairro São João.
“Aldérico José Zandoná Cavazzola nasceu em 18 de março de 1948, em Paim Filho (RS), filho de Severino e Belmira Cavazzola. Mudou-se na infância para Pato Branco (PR), onde cresceu, estudou e iniciou sua vida profissional. Trabalhou no Banco Nacional e depois ajudou o pai no comércio de aviamentos na Loja Princesa. Casou-se com Eloir Lúcia, com quem teve dois filhos: Daniela e Ricardo. Em 1975, fundou a transportadora Transudoeste, destacando-se no setor de transporte de grãos. Empresário bem-sucedido, gerou empregos e contribuiu para o desenvolvimento regional. Era conhecido por sua simpatia, humildade e carisma. Muito querido pela comunidade, sempre demonstrava alegria e atenção com todos. Faleceu em 11 de novembro de 2014, deixando um legado de trabalho e respeito.”
Rua Marcellina Antoniazzi Miotto
Também de autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 163, de 2025, denominando de “Marcellina Antoniazzi Miotto”, a via pública situada no Loteamento Vale Verde, no bairro São João.
“Marcellina Antoniassi Miotto nasceu em 15 de junho de 1921, em Nova Itália (RS), filha de Felippe Antoniazzi e Maria Vendruscolo. Casou-se com Pio Miotto em 1941 e teve nove filhos. Em 1948, mudou-se com a família para Pato Branco, então uma pequena vila, onde viveu por mais de 60 anos. Reconhecida pelo espírito comunitário e pela religiosidade, dedicou-se à educação e formação dos filhos. Influenciada por valores de origem italiana, sempre estimulou a solidariedade entre as famílias pioneiras. Contribuiu com obras comunitárias, incluindo a construção da Igreja Matriz, por meio da Madeireira Pato Branco Ltda., empresa familiar. Em 2005, foi homenageada pelo Governo do Estado com a medalha aos pioneiros da região. Faleceu em 20 de dezembro de 2008, aos 87 anos, deixando um legado de fé, amor e dedicação à comunidade pato-branquense.”
Rua Jandira Cerchiari Detoni
Ainda de autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 168, de 2025, denominando de “Jandira Cerchiari Detoni”, a via pública situada no Loteamento Vale Verde, no bairro São João.
“Jandira Cerchiari Detoni nasceu em 23 de junho de 1924, em Erechim (RS), filha de Coroliando e Maria Faccina Cerchiari. Casou-se com Pedro Detoni e teve oito filhos. Pioneira em Pato Branco, destacou-se pela atuação no ramo de pensão, iniciada ao acolher seminaristas e, depois, trabalhadores que chegavam à cidade. Sua pensão tornou-se símbolo de hospitalidade e solidariedade. Mulher simples e trabalhadora, cultivava com carinho sua horta e flores, sendo lembrada pelo acolhimento e generosidade. Orgulhava-se da grande família que formou, com filhos, netos, bisnetos e até uma tataraneta. Sua trajetória reflete dedicação à família, fé e amor ao próximo, deixando um legado de respeito e carinho na história de Pato Branco.”

Mais
Paraná está entre os estados mais “casamenteiros” do Brasil, aponta IBGE
Comércio em Foco conecta pequenas empresas com as principais tendências mundiais
Câmara de Vereadores aprova PPA 2026-2029