Experiências, conexões e muito conhecimento. Assim foi o Comércio em Foco, evento realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR, Sesc, Senac e o Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD), realizado nesta terça-feira, 04, em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, que reuniu mais de 120 participantes. Entre outros pontos, o evento buscou capacitar os empresários para os desafios que impactam os seus negócios.
Temas como inovação, gestão, tecnologia e marketing estiveram em pauta. Os participantes puderam conhecer mais sobre tendências voltadas às vendas e ao atendimento, ao comércio on-line e live commerce, além de ideias para quem busca soluções inovadoras para o varejo.
Consultor do Sebrae/PR, Angelo Neto, pontua que o Comércio em Foco é uma oportunidade para que empresários e colaboradores se atualizem e se conectem com as tendências que estão transformando o mercado.
“Nosso objetivo é justamente o de promover conhecimento, inovação e troca de experiências para fortalecer os pequenos negócios e preparar o comércio local para os novos desafios. Quando reunimos especialistas em marketing, vendas, gestão e tecnologia, estamos oferecendo ferramentas práticas para que cada participante possa aplicar no dia a dia e impulsionar seus resultados”, afirma Angelo.
O diretor do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, salientou a importância do evento e das parcerias construídas para levar informação e conhecimento ao comércio. “O mais importante são os conteúdos trazidos e a importância de despertar nos empreendedores e naqueles que fazem parte do comércio, que podemos sim fazer melhor e vender mais utilizando ferramentas, muitas vezes baratas, mas de longo alcance. Acredito que momentos como este geram impactos imediatos, ideias, insights e movimentos que contribuam com o desenvolvimento dos negócios”, pontua Sidnei.
TikTok e vendas
A head de Educação de Vendedores do TikTok Shop Brasil, Violeta Zixuan Zhang, palestrou e mostrou como a plataforma pode ser um canal importante de vendas. “Hoje nós vemos uma tendência muito grande do que chamamos de Discovery E-Commerce, quando a compra acontece no mesmo lugar que os usuários utilizam para entretenimento. O conteúdo inspira e a compra acontece. E o TikTok é uma ferramenta que traz muitas oportunidades neste contexto e uma vitrine muito grande para quem deseja vender. Dados nos mostram que da abertura de uma loja na plataforma até a primeira venda são apenas quinze dias. Por isso, tente, leve sua marca e produtos para o TikTok”, aconselha Violeta.
Itamar Ribeiro, palestrante com mais de 25 anos de experiência na área de vendas, apresentou técnicas baseadas na neurociência para que possam ser aplicadas ao processo de vendas e potencializar o Natal e o próximo ano do comércio com práticas que transformam atendimento em resultados.
“Construímos uma venda na íntegra, mostrando aos participantes que vender é método. Desde a chegada do cliente na loja, a melhor abordagem, como compreendemos a necessidade dele, como superamos objeções, como podemos apresentar melhor o nosso produto ou serviço, mostrando os benefícios, a sensação e a emoção. Tudo isso leva à fidelização do cliente”, explica Itamar.
Experiência
A empresária Fernanda Ody Barp, da Paraná Plásticos, levou toda a equipe de vendas para participar do evento. Para ela, momentos como este servem de inspiração para aperfeiçoar as formas de vender e para o relacionamento com o cliente.
“Participar do Comércio em Foco foi uma experiência enriquecedora, pois ampliou a nossa visão e nos possibilitou aprender, trocar experiências e voltar com novas ideias para colocar em prática. É uma oportunidade de repensar estratégias, enxergar novas oportunidades e fortalecer o relacionamento com o nosso cliente. Eventos como este, promovidos em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas e outras instituições são fundamentais para o desenvolvimento do comércio local e para o fortalecimento das empresas”, destaca Fernanda.
Fabiana Lazarin De Col, do Bazar Fraron, avalia que o evento se transformou em um momento de muitos aprendizados e reflexões.
“Tivemos orientações práticas para o dia a dia de vendas. Gostei especialmente da ênfase em gerar conexão com o cliente deste o primeiro contato, um ponto básico e que faz toda a diferença. Outro aspecto importante foi a importância de conhecer bem o produto que estamos vendendo, além de simplificar a comunicação com o cliente. Tudo, certamente, contribuirá para aprimorar os meus resultados”, acrescenta Fabiana.
Apoio
Em Pato Branco, o Comércio em Foco contou também com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pato Branco (CDL), da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), do Núcleo do Comércio (NUCOM), da ACEPB, e do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio).
Cidades
Além de Pato Branco, o Seminário Comércio em Foco acontece em Cascavel e Maringá, na quinta-feira (06). No dia 10 de novembro, é a vez de São José dos Pinhais receber o evento e, no dia 11, Curitiba. O Comércio em Foco finaliza nos dias 25 e 27 de novembro, respectivamente, nas cidades de Londrina e Castro.

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