A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza abriu processo seletivo para o curso de Mestrado em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável. A seleção busca preencher 14 vagas com ingresso para o primeiro semestre de 2026. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma on-line até o dia 24 de novembro. O curso de pós-graduação tem como público graduados em Ciências Agrárias, Biológicas ou Saúde, com diploma reconhecido pelo MEC. Já as vagas estão distribuídas em duas linhas de pesquisa: 1) Saúde, Diagnóstico e Bem-Estar Animal na Fronteira Sul e 2) Produção Animal Sustentável e Agricultura Familiar na Fronteira Sul. Há ainda reserva de vagas para indígenas, pessoas com deficiência e autodeclarados negros (pretos/pardos).
Inscrições gratuitas
Os interessados em participar do processo seletivo devem realizar a inscrição gratuitamente pelo e-mail: ps.ppgsbpas@uffs.edu.br. O candidato deve anexar à mensagem cópias dos documentos pessoais, diploma, histórico escolar de graduação, formulário de inscrição devidamente preenchido, projeto de pesquisa e planilha de currículo. Todas as orientações quanto ao envio da documentação, assim como os formulários e as planilhas estão disponíveis através do Edital Nº 22/PPG SBPAS RE/UFFS/2025.
Etapas da seleção
O processo de seleção dos candidatos é dividido em três etapas: 1) Envio de Projeto de Pesquisa; 2) Arguição on-line apresentando a defesa do projeto; e 3) Avaliação do Currículo, comprovação de títulos e experiências. A arguição será nos dias 10 e 11 de dezembro. O cronograma e links para participação serão divulgados na página oficial do programa, no site da UFFS. O resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 18 de dezembro, junto com o período para as matrículas para os candidatos aprovados. As aulas do curso têm início no dia 9 de março de 2026.
Mais
Cresce no Brasil o número de casos de Alzheimer: desafio no diagnóstico e importância dos cuidados paliativos
Calor e período chuvoso aumentam risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue em Pato Branco
Mais de 4.600 participantes movimentaram o Sudoeste do Estado em duas etapas dos Jogos da Juventude do Paraná