As Polícias Civil e Militar do Paraná (PCPR e PMPR) cumpriram 115 mandados judiciais nesta quinta-feira (16) contra uma organização criminosa que controlava o comércio de drogas em cidades do Centro-Oeste do Estado. A operação resultou na prisão de 43 pessoas e na apreensão de três adolescentes, além da apreensão de armas, drogas, veículos e dispositivos eletrônicos utilizados em atividades ilícitas. As ações ocorreram de forma simultânea em Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Laranjal, no Centro-Oeste; em Cascavel, na região Oeste; em Guarapuava, na região Central; em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba; e em Estância Velha, no Rio Grande do Sul.
“O trabalho conjunto e coordenado das forças de segurança é essencial para enfraquecer as estruturas do crime organizado e levar tranquilidade à população paranaense”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
A operação contou com apoio aéreo de helicópteros da PCPR e da PMPR, que auxiliaram no monitoramento das áreas de cumprimento dos mandados e na segurança das equipes em solo. A Polícia Penal do Paraná (PPPR) também participou dentro de suas atribuições constitucionais. Durante as diligências, as equipes apreenderam cerca de 25 quilos de drogas, entre haxixe, crack, ecstasy, cocaína, maconha e skank. Também foram recolhidas nove armas de fogo, 53 munições, quatro carregadores, cerca de 35 aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos, como tablets, notebooks e pendrives, além de duas motocicletas e dez veículos.
As investigações, iniciadas em fevereiro deste ano, tiveram origem em um homicídio praticado em Laranjeiras do Sul e revelaram a atuação estruturada do grupo. A PCPR identificou ainda que parte dos integrantes também estava envolvida em roubos de cargas na BR-277, modalidade criminosa conhecida como “piratas do asfalto”.
“Essa operação é resultado de meses de investigação e representa um golpe importante contra grupos que tentam se estruturar em diferentes regiões do Estado”, destacou o delegado Denival Barboza Liandro, responsável pelas apurações.
O comandante do 7º Comando Regional da PMPR, coronel Cícero de Oliveira Tenório, reforçou o caráter integrado da ação. “A união das forças de segurança é determinante para obter resultados expressivos como este. As equipes trabalharam de forma articulada, garantindo eficiência e segurança em todas as etapas da operação”, disse.
Mais
Unicentro abre inscrições para teste seletivo de professores colaboradores
Pato Branco recebe segunda etapa da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná
Barroso anuncia que vai deixar cargo de ministro do STF