A Afya Centro Universitário de Pato Branco integra o time de parceiros do TecSUL 2025, promovendo uma das palestras do evento, seguida de painel dialogado. A programação acontece nesta quinta-feira, 09 de outubro, e terá início às 19h30 com a palestra “Inovação em Medicina: aprendizados de um empreendedor em Saúde”, ministrada pelo médico e diretor de Pesquisa & Inovação da Afya, Eduardo Cardoso de Moura, co-criador do aplicativo Whitebook, solução digital mais completa e confiável para a prática médica no Brasil.
Durante a palestra, Eduardo contará a trajetória da PEBMED – criada para apoiar a jornada de médicos e outros profissionais de saúde em diferentes estágios de suas carreiras, por meio de uma vasta gama de soluções digitais. Sobre o Whitebook, Eduardo abordará desde a concepção da ideia, ainda nos corredores da faculdade de Medicina, até a consolidação do aplicativo como referência no País. Segundo ele, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de médicos terem acesso rápido a informações clínicas confiáveis.
“A ideia nasceu no último ano da faculdade, quando percebemos a dificuldade de acessar dados confiáveis. O Whitebook traduz a real necessidade do médico na hora de prescrever, e nossa trajetória mostra que é possível conciliar prática clínica e inovação tecnológica. Sua criação demonstra que todo profissional ou estudante pode enxergar oportunidades para criar soluções que impactem a saúde de forma real e prática”, explica Eduardo.
Ele também destacou o papel da inovação na transformação da prática médica no Brasil e a contribuição dos acadêmicos da Afya nesse processo. “A inovação em saúde não é luxo, é necessidade. Ferramentas digitais, novos modelos de cuidado e soluções baseadas em dados têm o potencial de transformar a forma como cuidamos das pessoas. Os acadêmicos da Afya estão inseridos em um ecossistema que combina formação médica, pesquisa aplicada e tecnologia. Isso os oportuniza liderar as novas transformações que teremos na saúde”, complementa.
Medicina, inovação e robótica
Na sequência, às 20h30, será realizado o painel dialogado “A Revolução da Robótica na Prática Médica e na Recuperação do Paciente”, que abordará a realidade das cirurgias com assistência robótica, incluindo a plataforma ROSA Robótica, e o impacto da inovação na prática médica. Participam do debate os especialistas Dr. Neri Machado Junior, Dr. Fabio Alan Cavali, Dr. Edir Soccol e Augusto Marques da Silva, profissionais com experiência em ortopedia, traumatologia e cirurgia robótica.
Para a professora Marielle Sandalovski Santos, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização da Afya Pato Branco, a participação da instituição reforça o papel da universidade na promoção de debates sobre tecnologia e inovação na Saúde. “Estarmos presentes no TecSUL 2025, promovendo palestras e debates com profissionais de destaque, confirma o nosso compromisso com a inovação e a formação conectada com os desafios da saúde contemporânea. Integrar o maior hub de soluções médicas do País nos permite proporcionar experiências únicas e fomentar as transformações do setor”, afirma Marielle.
TecSUL 2025
De 6 a 10 de outubro de 2025, Pato Branco recebe a 16ª edição do TecSUL – Criando Pontes com a Inovação, um dos principais eventos de ciência, tecnologia e inovação do Sul do Brasil. O evento é promovido pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), em co-realização com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). A programação contará com a participação de instituições como Afya Centro Universitário de Pato Branco, UTFPR – Campus Pato Branco, Unimater e Núcleo de Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná (NTI). São parceiros, ainda: Sebrae/PR, FIEP/PR, Senac, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sudovalley, Núcleo Regional de Educação, IDR-Paraná, SRI do Sudoeste, Rede de Habitats de Inovação do Paraná e a Universidad Nacional de Misiones (Argentina).

Mais
Governo do Estado entrega conversores de resíduos para 13 colégios agrícolas do Paraná
Meio Ambiente emite alerta sobre manejo de planta tóxica responsável por mortandade de abelhas e beija-flores
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher de Pato Branco Elege Nova Mesa Diretora