Os alunos dos colégios cívico-militares do Paraná estão se destacando no programa Ganhando o Mundo. Dos 2 mil alunos selecionados para fazer intercâmbio no ano que vem, 417, ou 20,6% do total, estão matriculados nessas unidades. Em 2026, na maior edição do programa, os estudantes paranaenses vão estudar por um semestre na Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. O Ganhando o Mundo é o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil, oferecendo a alunos da rede pública estadual a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas e culturais em instituições internacionais de excelência. A iniciativa também conta com edições voltadas a diretores, professores e pedagogos.
Neste ano, foram 1,2 mil alunos da rede estadual selecionados: 500 deles foram para o Canadá, 200 para a Austrália, 200 para a Nova Zelândia, 150 para o Reino Unido e 150 para a Irlanda. Além disso, 100 alunos dos colégios agrícolas paranaenses estão fazendo neste ano um intercâmbio em Iowa, nos Estado Unidos. Em 2026, na maior edição do programa, serão 2 mil contemplados. Atualmente, a Seed está na fase de convocação dos estudantes para o ano que vem. Com aproximadamente 15 mil inscrições, já foram divulgados 12 editais, convocando, até o momento, 1,9 mil estudantes. Desde a sua criação, em 2022, mais de 2.500 alunos, professores e diretores já foram beneficiados pelo Ganhando o Mundo, que ultrapassa R$ 500 milhões em investimentos – cobrindo passagens, bolsa-auxílio, documentação e suporte completo.
REDE CÍVICO-MILITAR – Atualmente, o Paraná tem 190 mil alunos matriculados nos 312 colégios cívico-militares, a maior rede do Brasil nessa modalidade, que foi mantida mesmo depois da descontinuidade do modelo federal. O modelo começou a ser implementado no Estado em 2020 em escolas marcadas por violência e mau desempenho, e o impacto foi positivo. Os colégios cívico-militares registraram pontuações maiores do que a média estadual nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Além disso, 64% dessas unidades elevaram a nota do ensino médio entre 2021 e 2023.

Mais
UFFS sedia primeira edição do Circuito Sudoeste de Robótica com participação de escolas da região
Pato Branco celebra 73 anos com programação especial no distrito de São Roque do Chopim e na Praça Presidente Vargas
Paraná elege delegação para Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural 2026