O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) deu início, nesta semana, à segunda etapa do programa Jornada das Contratações Públicas: da Teoria à Prática, do Planejamento à Execução. Essa fase é formada por oficinais presenciais em seis cidades. A primeira ocorreu em Francisco Beltrão, onde foram realizadas oficinais sobre planejamento e formação de preços das contratações, na quarta e quinta-feira desta semana (dias 20 e 21 de outubro), na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).
O objetivo da Jornada das Contratações Públicas é capacitar servidores públicos e profissionais das áreas administrativa e jurídica para atuarem com excelência nos processos de licitação, promovendo eficiência, legalidade e inovação nas contratações resultantes desses procedimentos. A capacitação aborda, de forma aprofundada, todos os aspectos relacionados a licitações e contratos públicos, com base na Lei nº 14.133/2021.
Segundo o auditor de controle externo Wilmar da Costa Martins Junior, diretor da Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE-PR, com essa jornada o Tribunal busca oferecer “uma formação mais aprofundada sobre as contratações públicas, que analise todas as possibilidades das contratações e leis relacionadas, abordando desde a fase inicial da licitação até a execução dos contratos”.
Experiência
“São itens novos que o legislador trouxe na atual Lei de Licitações, que necessitam de maiores discussões. Assim, se trata de uma excelente experiência tanto para nós do Tribunal como para o fiscalizado”, afirmou o engenheiro Rafael Eisfeld Santos, titular da Diretoria Administrativa do TCE-PR, um dos instrutores de oficina em Francisco Beltrão.
“Estamos expondo a nossa realidade para o Tribunal e o Tribunal orientando sobre como a gente deve proceder”, disse Carlo Giuseppe Lucieto, engenheiro civil da Prefeitura de Capitão Leônidas Marques. Luciana Almeri Morcelli Lochs, pregoeira do Município de Renascença, considera que o evento é importante para capacita os servidores. “Hoje temos uma lei nova, com muitas mudanças. Aqui, o Tribunal vivencia nosso dia a dia, tirando nossas dúvidas e nos trazendo mais conhecimento”. Ela participou da oficina Contratações e Formação de Preços.
Próximas cidades
A próxima oficina do programa de capacitação será realizada em Curitiba, de 10 a 17 de outubro. Depois, o evento segue para Londrina (21 a 23 de outubro), e Pato Branco, de 28 a 30 do mesmo mês. Em novembro, as oficinais acontecerão entre os dias 4 e 7, em Umuarama e de 11 a 13, em Cascavel.
Com mais de 150 horas de duração, divididas em sete etapas e desenvolvidas entre os meses de julho e dezembro, a Jornada das Contratações Públicas usa metodologia inovadora, aliando aulas teóricas online e ao vivo, oficinas presenciais, fórum para esclarecer dúvidas e duas aulas de encerramento, com palestras de profissionais especialistas em contratações públicas. Aproximadamente mil pessoas estão sendo qualificadas gratuitamente nesta capacitação.

Mais
Governo do Estado entrega conversores de resíduos para 13 colégios agrícolas do Paraná
Meio Ambiente emite alerta sobre manejo de planta tóxica responsável por mortandade de abelhas e beija-flores
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher de Pato Branco Elege Nova Mesa Diretora