PRC-280 se torna referência nacional após restauração completa entre Pato Branco e Clevelândia

Investimento recorde e tecnologia de ponta transformam a rodovia que já foi a pior do Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Jr. inaugurou nesta quarta-feira (data não informada) o terceiro e último lote das obras de restauração em concreto da PRC-280, entre os municípios de Pato Branco e Clevelândia, no Sudoeste do Paraná. Esta última etapa contou com investimento de quase R$ 181 milhões para a recuperação de 37,49 quilômetros. Com a entrega, somam-se 140 quilômetros revitalizados, transformando uma rodovia antes considerada a pior do estado em um exemplo de infraestrutura para todo o país.

Inauguração marca nova fase de desenvolvimento regional

Durante o evento, o governador também assinou a ordem de serviço para o início das obras do Lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco, que ligará a PR-493 à PRC-158, com 14,34 quilômetros de extensão. O investimento do Governo do Estado para essa nova obra é de quase R$ 149 milhões, com um prazo de execução de 900 dias, incluindo a elaboração dos projetos e a construção em si. Ratinho Jr. destacou a importância estratégica da rodovia PRC-280 para a região. “Era um compromisso que eu tinha com o Sudoeste. Quando assumi o governo, a PR-280 era a pior rodovia do Paraná, em acidentes, em número de mortes e buracos. Estava completamente destruída e o recapeamento não resolveria. Fomos buscar as soluções mais tecnológicas e inovadoras disponíveis no mundo”, afirmou o governador.

Obra modelo para o estado do Paraná

Sob a administração e fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, comandada por Sandro Alex, a obra foi concluída cerca de quatro meses antes do prazo previsto — novembro deste ano. O novo modelo de pavimentação, conhecido como white topping (concreto sobre asfalto), foi adotado pela primeira vez no estado e se mostrou eficiente, trazendo mais segurança e durabilidade. “O investimento total ultrapassa R$ 500 milhões na PR-280, por isso brincamos que ela poderia se chamar PR-500. Mas salvar vidas não tem preço. Estamos felizes em entregar esse trecho até Pato Branco e com a autorização do contorno noroeste. São mais R$ 150 milhões para tirar o tráfego pesado do centro de Pato Branco”, afirmou Ratinho Jr., que também mencionou obras em andamento em Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e outros municípios da região.

Desenvolvimento regional e valorização da vida

Para o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, a restauração da PR-280 representa a concretização de um sonho antigo e necessário. “Foram décadas de dificuldades. Muita gente perdeu a vida nessa rodovia. Desde o início, o governador foi assertivo na busca por uma solução. Não é uma obra qualquer. São R$ 450 milhões investidos com planejamento e responsabilidade fiscal. Essa entrega é um marco para o desenvolvimento da nossa região”, declarou.

Conectividade, segurança e dignidade

 

O trecho final da PRC-280 restaurado liga o perímetro urbano de Pato Branco até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia, passando pelo município de Mariópolis. A nova infraestrutura melhora significativamente o deslocamento e proporciona mais segurança para motoristas e pedestres.

O prefeito de Pato Branco, Gerí Dutra, destacou o impacto da obra para o município. “É um momento único para o Sudoeste. Uma transformação completa da nossa realidade, com uma obra nos padrões mundiais. E já com a assinatura da obra do contorno, que evita que a cidade continue sendo cortada ao meio por uma BR. É qualidade no deslocamento, segurança para nossa população e sinônimo de desenvolvimento.”

Um novo marco para a infraestrutura paranaense

A PRC-280, agora completamente restaurada, representa um divisor de águas para a infraestrutura viária do Paraná. A rodovia, que já foi símbolo de abandono e risco, tornou-se referência de qualidade, inovação e planejamento, promovendo não apenas segurança, mas impulsionando o crescimento econômico e social do Sudoeste paranaense.

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