A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco divulgou o mais recente boletim epidemiológico, revelando um total de 126 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que resultaram em hospitalização. Os dados reforçam a importância da vigilância e das medidas preventivas contra doenças respiratórias na comunidade.
Classificação dos Casos de SRAG
De acordo com o boletim, a distribuição dos casos de SRAG hospitalizados é a seguinte:
•6 casos de SRAG por Influenza, sendo todos classificados como Influenza A. Não houve registro de casos de Influenza B.
•19 casos de SRAG por outros vírus respiratórios, indicando a circulação de múltiplos agentes etiológicos na região.
•4 casos de SRAG por COVID-19, mostrando que o vírus SARS-CoV-2 ainda representa uma parcela dos casos graves.
•26 casos de SRAG não especificados, que aguardam ou não tiveram a etiologia definida.
•71 casos aguardando resultado do exame, o que representa uma parcela significativa e destaca a necessidade de agilidade nos diagnósticos para direcionar as ações de saúde pública.
Evolução dos Casos
Em relação à evolução dos 126 casos notificados:
•48 pacientes apresentaram cura, um indicativo positivo da recuperação dos indivíduos afetados.
•Não houve registro de óbitos diretamente atribuídos à SRAG neste boletim.
•2 óbitos foram registrados por outras causas, não relacionadas diretamente à SRAG.
É fundamental que a população continue adotando medidas de prevenção, como a vacinação contra a gripe e a COVID-19, o uso de máscaras em locais de aglomeração, a higienização frequente das mãos e o isolamento em caso de sintomas respiratórios. A colaboração de todos é essencial para conter a disseminação desses vírus e proteger a saúde coletiva.
Fonte: Prefeitura de Pato Branco – Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios 2025.

Mais
Município assina Ordem de Serviço para pavimentação asfáltica em nove bairros
IAT tem que cobrar tarifa de todos os produtores rurais que utilizam água de rios
Vereadora Anne Gomes destaca erro administrativo, participação em eventos estaduais e ações em defesa das mulheres