A Câmara Municipal de Pato Branco deu um passo significativo em direção à modernização e transparência ao aprovar e publicar, nesta quinta-feira (10), a Resolução n° 4, de 9 de julho de 2025. O novo regulamento estabelece o funcionamento do Setor de Protocolo Legislativo de forma 100% digital, utilizando as plataformas 1Doc e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Com a digitalização completa do protocolo, os cidadãos de Pato Branco não precisarão mais se deslocar até a Câmara para realizar atendimentos. Denúncias, pedidos de empréstimo do Plenário e todas as proposições legislativas – incluindo projetos de lei, requerimentos, moções, atas de reuniões e pareceres de comissões – serão processados via internet. Essa mudança promete maior agilidade, segurança e transparência nos processos.
Um dos principais avanços é a implementação de um sistema claro para o recebimento de denúncias. A partir de agora, apenas denúncias digitais serão aceitas, desde que apresentadas por cidadãos com comprovação de quitação eleitoral e acompanhadas de provas e fundamentação legal. Essa medida visa coibir o uso indevido do canal e garantir a seriedade das apurações internas. A Resolução também define critérios objetivos para o acesso à informação, classificando os documentos como públicos, restritos ou confidenciais, com regras específicas para cada categoria. Isso assegura a proteção de dados sensíveis e, ao mesmo tempo, garante a transparência das informações de interesse coletivo.
Para o cidadão, a nova norma representa um serviço mais eficiente, com menos burocracia e maior controle social. O uso de ferramentas digitais, além de reduzir custos, aumenta a rastreabilidade dos documentos e reforça o compromisso da Câmara com a transparência dos trabalhos e a participação popular. O presidente da Casa, vereador Lindomar Brandão (PP), destacou a importância da iniciativa. “Esta já era uma demanda de anos anteriores que estava sendo estudada e aprimorada, para que o resultado final estivesse dentro da legalidade, mantivesse a transparência que a Casa já oferece em outros processos e que, acima de tudo, fosse algo de fácil acesso aos cidadãos, que são sempre o foco principal do nosso trabalho enquanto vereadores e servidores públicos”, afirmou Brandão.
Os cidadãos poderão acompanhar, em tempo real, o andamento dos documentos classificados como públicos através do portal da Câmara, acessando o site www.patobranco.pr.leg.br, no ícone “Protocolo on-line” (localizado no lado direito do site).

Mais
DER/PR promove melhorias no pavimento de rodovia de Rio Bonito do Iguaçu
Governo do Estado entrega conversores de resíduos para 13 colégios agrícolas do Paraná
Meio Ambiente emite alerta sobre manejo de planta tóxica responsável por mortandade de abelhas e beija-flores