A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou a ofertar, desde a última terça-feira (1º), a vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria causadora da meningite. A nova diretriz do Ministério da Saúde, substitui a dose de reforço da vacina meningocócica C pela vacina meningocócica ACWY no Calendário Nacional de Vacinação. A mudança segue a Nota Técnica nº 77/2025 do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e visa ampliar a proteção contra os tipos mais prevalentes de meningite bacteriana.
Com a alteração, crianças de 12 meses de idade passarão a receber a vacina meningocócica ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis. A nova recomendação faz parte das estratégias nacionais alinhadas ao plano da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o enfrentamento das meningites até 2030. A enfermeira da rede municipal de saúde, Luciane Bergamin, reforça a importância da atualização. “Essa mudança representa um avanço significativo na proteção das nossas crianças. A vacina ACWY oferece uma cobertura mais ampla contra quatro tipos de meningococo, reduzindo ainda mais os riscos de formas graves de meningite e de surtos nas comunidades. Pais e responsáveis devem ficar atentos ao calendário e garantir que seus filhos recebam essa dose de reforço aos 12 meses.”
Luciane destaca que o esquema vacinal primário permanece com duas doses da vacina meningocócica C (conjugada), administradas nos primeiros meses de vida. “A mudança ocorre apenas na dose de reforço, que agora será feita com a vacina ACWY. Crianças que já receberam o reforço com a vacina meningocócica C não precisam se vacinar com a ACWY, pois são consideradas protegidas. E caso a criança perca a aplicação do reforço aos 12 meses, ainda é possível recebê-la até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.”
Onde vacinar?
Em Pato Branco, a vacinação contra a meningite está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sala de Vacinas Central. Não é necessário agendamento prévio. As Unidades Básicas de Saúde contam com horário de atendimento das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. Já a Sala de Vacinas Central, atende das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço e com horário estendido até as 20h na primeira quarta-feira de cada mês. A Secretaria de Saúde orienta que os responsáveis procurem a Unidade de Saúde mais próxima com a carteira de vacinação em mãos para verificar a situação vacinal da criança. A vacina está disponível gratuitamente pelo SUS.
Sobre a doença
A meningite é uma doença grave, que pode evoluir rapidamente e deixar sequelas permanentes. Por isso, a vacinação é essencial para garantir a proteção precoce das crianças. Consiste na inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, e é causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.
Mais
Finais do futsal dos 40º Jogos dos Trabalhadores empolgam torcida na Arena Cláudio Petrycoski
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.927 vagas de emprego com carteira assinada
Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Pato Branco lança Projeto “Meninas de Futuro”