Foram prorrogadas até o dia 10 de junho, as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o objetivo de alfabetizar jovens a partir de 15 anos de idade, adultos e idosos. A Prefeitura de Pato Branco firmou a parceria com o intuito de contribuir para a universalização da alfabetização e estimular a elevação da escolaridade, promovendo o exercício pleno da cidadania.
De acordo com a chefe da divisão da Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação e Cultura, Silvana Tomazi Camozzato, as inscrições para o programa foram prorrogadas até o dia 10 de junho, e podem ser feitas presencialmente na Escola Municipal Alvorada, localizada na rua Princesa Isabel, nº 1030, no bairro Alvorada, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. Silvana destacou que o local das aulas ainda será definido, dependendo de onde residir a maioria dos estudantes matriculados no programa, para evitar grande deslocamento. Poderá ser na escola ou em outro local, como centro comunitário, associação de bairro ou igrejas.
Perfil
Conforme o último Censo Demográfico (2022), o município apresenta um índice de analfabetismo de 2,75%, e a adesão ao PBA atende diretamente à Meta 9 do Plano Nacional de Educação, que visa a redução significativa deste índice em todo o território nacional.A secretária municipal de Educação e Cultura, Ivete Ferrarini Iakmiu, ressaltou que o Programa Brasil Alfabetizado é voltado para quem não frequentou a escola ou não terminou seus estudos no Ensino Fundamental até os 15 anos e representa um importante avanço nas políticas públicas de inclusão educacional. A Secretaria Municipal de Ação Social realizou um mapeamento através do Observatório Social e do Cadastro Único, que apontou a Zona Sul do município como a região com maior necessidade de atendimento. Por isso, essa área será prioritária na abertura das primeiras turmas.
Turmas
Silvana frisou que o processo de aprendizagem tem duração de até 12 meses e, ao final, os participantes recebem uma declaração de alfabetização. O programa prevê a escolarização completa dos alunos, que após serem alfabetizados, terão a oportunidade de seguirem as séries subsequentes, até completarem o Ensino Médio. A oportunidade de alfabetização vai permitir que os estudantes possam alcançar seus objetivos, como, por exemplo, fazer a carteira de habilitação, participar de cursos profissionalizantes ou aperfeiçoar seus empreendimentos, já que a escolarização abre portas e permite seguir por melhores caminhos no futuro.
Mais
Oportunidades de negócios para Curitiba e mais sete cidades serão apresentadas na Feira do Empreendedor
UFFS conquista patente para bala de goma funcional que auxilia no controle do apetite
Lupi diz que governo acompanhava, mas sem dimensão de fraudes no INSS