Fios Soltos e Segurança Urbana: Um Problema que Persiste

Fios Soltos e Segurança Urbana: Um Problema que Persiste

Na sessão do Legislativo, o vereador Fabrício Preis de Mello, fez  um importante alerta direcionado especialmente às empresas provedoras de internet e telefonia de Pato Branco. Apesar de uma ampla mobilização no ano passado, liderada pelo Poder Executivo e pela distribuidora de energia Copel, para a remoção de fios soltos nos postes da cidade, o problema voltou a aparecer em diversos pontos do município. Como medida imediata, ao final da sessão legislativa será feito contato direto com o prefeito municipal, visando uma notificação formal à Copel. Vale lembrar que a cidade dispõe de uma legislação específica, a Lei Municipal nº 5.161 de 2018, de autoria do vereador Rodrigo Corrêa. Esta prevê multas entre 100 e 200 UFMs para empresas que deixem fios soltos em locais públicos.

Lixeiras e Acessibilidade: Um Obstáculo a Ser Resolvido

Outro ponto destacado foi a necessidade de revisão quanto à instalação de lixeiras públicas, especialmente nas calçadas da Rua Polazzo, onde estruturas foram colocadas, mas sem lixeiras fixadas, gerando obstáculos para os pedestres. A solicitação é que a Secretaria do Meio Ambiente defina se haverá a reinstalação das lixeiras ou a remoção total dos suportes, a fim de garantir a acessibilidade e segurança da população.

Destinação de Galhos Podados: Atribuição da Copel ou do Município?

Foi levantada ainda uma preocupação relacionada ao manejo de resíduos verdes provenientes da poda de árvores. A Copel realiza a poda da arborização urbana, mas deixa os galhos para que o município realize o recolhimento. No entanto, a empresa já possui equipamentos adequados para trituração e destinação desse material.A proposta é que seja feita uma revisão na legislação municipal para regulamentar essa atribuição. A sugestão é que a Copel, ao realizar a poda, também assuma a responsabilidade pela trituração e destinação dos resíduos, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, utilizando o Aterro Sanitário municipal. Esse material poderia ser reaproveitado, por exemplo, na manutenção dos canteiros floridos da cidade.

Manutenção e Valorização dos Espaços Públicos

Foi feito um reconhecimento público ao trabalho da Secretaria do Meio Ambiente, que atendeu às cobranças da população e iniciou melhorias na limpeza e organização de espaços públicos. Um destaque importante foi o retorno da manutenção das floreiras no centro da cidade.Relembrando que entre 2018 e 2019 foi feita a aquisição das floreiras, mas desde então não houve manutenção. Somente agora, em 2025, foi realizada a pintura, substituição da matéria orgânica e revitalização dos vasos. O resultado já é visível: a cidade está mais bonita e florida.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube