A Sanepar concluiu as obras de implantação do sistema de coleta e tratamento do esgoto de Mariópolis. A estação de tratamento e as redes coletoras estão prontas para operar e atender a cidade. Agora, os moradores precisam fazer a ligação dos seus imóveis para poder usufruir deste benefício. Os moradores estão recebendo a visita de empregados da Sanepar para que assinem o termo de adesão ao serviço e para que iniciem a interligação das instalações hidráulicas ao sistema de coleta e tratamento do esgoto.
Todos os clientes que estão na área de abrangência da rede coletora vão receber material explicativo sobre a interligação das tubulações dos imóveis à rede da Sanepar e sobre o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. A Sanepar alerta que a água da chuva deve ser direcionada para as galerias de água pluvial – as bocas de lobo -, não sendo permitido lançá-la na rede de esgotos. A ligação de água de chuva na rede de esgoto causa transtornos operacionais e ambientais, porque a rede não é dimensionada para receber esse volume de água, podendo haver refluxo e extravasamento do esgoto nos imóveis e em áreas públicas.
Os clientes também devem instalar caixa de retenção de gordura nas saídas das pias de cozinha. A caixa ajuda a prevenir entupimentos nas instalações hidráulicas e favorece o tratamento do esgoto na estação. Após a liberação da rede, todas as edificações com condições técnicas favoráveis devem ser interligadas ao sistema público de coleta e tratamento de esgoto, conforme determina a legislação vigente e o Código de Saúde do Paraná.
Se após a visita dos técnicos da Sanepar ainda restarem dúvidas sobre o sistema de coleta e tratamento do esgoto, ou sobre a forma de efetuar a ligação, custos e parcelamentos, os clientes podem procurar a Sanepar no escritório da empresa na cidade, onde também estão disponíveis materiais com orientações técnicas, buscar informações no site da empresa https://site.sanepar.com.br/informacoes/padrao-de-ligacao-de-esgoto e na página 27 do Guia do Cliente, também disponível no https://site.sanepar.com.br/sites/site.sanepar.com.br/files/clientes2012/guia_cliente_web_20220418.pdf.
Na próxima semana, as equipes da Sanepar vão organizar reuniões comunitárias na cidade para falar do sistema, dar mais orientações sobre as ligações e esclarecer dúvidas que os clientes ainda possam ter. Para que a ligação seja efetuada corretamente, é necessário seguir todas as orientações técnicas fornecidas pela Sanepar. O cliente pode fazer a ligação ou escolher alguém de sua confiança para orçar e executar a obra.
OBRAS – Foram implantados 20 quilômetros de redes que irão coletar o esgoto de 1,3 mil imóveis e transportar até a Estação de Tratamento de Esgoto, que utiliza metodologia moderna e eficiente de tratamento. Toda a estrutura implantada irá atender 65% da população urbana. Mariópolis receberá novos investimentos no decorrer dos próximos anos para que, até 2033, a cidade alcance a universalização dos serviços, prevista no Marco do Saneamento.
Mais
Mel de Capanema busca Indicação Geográfica por Denominação de Origem
PCPR prende três pessoas suspeitas de homicídio ocorrido em Palmas
PCPR prende homem por dupla tentativa de homicídio ocorrida em Pato Branco