O projeto é fruto de uma parceria com o Itaipu Parquetec e a Itaipu Binacional e busca apresentar diferentes estratégias pedagógicas aos professores para reforçar o papel transformador da leitura. “A mediação leitora, proposta pelo projeto, parte do conceito de leitura como experiência. Sendo assim, acredita-se que o estímulo por meio dos cinco sentidos pode enriquecer o momento de leitura e sensibilizar o leitor”, explicou uma das coordenadoras, professora Naiane Menta Tres.
As formações são ministradas aos professores que lecionam na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, e envolve ainda a produção de materiais didáticos, além de jogos, atividades sensoriais e recursos digitais. Por enquanto, já participaram do curso professores das cidades de Capanema, Planalto, Salto do Lontra e Santa Izabel do Oeste. Em Realeza, as atividades serão realizadas no dia 30 de abril, com aproximadamente 60 professores.
A formação em mediação leitora é feita a partir de 14 livros selecionados do Clube de Leitura dos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As obras literárias abordam temas como saúde, água potável, cidades sustentáveis, consumo responsável e preservação ambiental. O curso tem duração de 60 horas e está dividido em três etapas: aula teórica sobre mediação leitora e os ODS; estudo de material didático produzido no projeto, planejamento de intervenção didática, prática pedagógica com os alunos, organização de exposição dos resultados e estudo e análise dos resultados.
O projeto também busca incentivar a formação de cidadãos conscientes na construção de um mundo mais sustentável, conforme destacou a coordenadora professora Ana Carolina Teixeira Pinto. “Na maioria dos casos, os ODS da ONU são trabalhados apenas no ensino médio. Porém, a formação de futuros leitores também passa pelas séries iniciais, daí a importância de estimular o aprendizado de habilidades e valores essenciais como preservação ambiental, consumo responsável, saúde e bem-estar”, destacou.
Leitura que transforma
Da cidade de Salto do Lontra, a professora Amanda dos Santos Martins já trabalhou com seus alunos alguns dos livros sugeridos a partir da participação no projeto da UFFS. Ao abordar a temática do cuidado com o meio ambiente, os alunos da Escola Municipal Carmelo Scotton demonstraram maior interesse e, inclusive, sugeriram mudanças no ambiente escolar. “Eles até disseram que deveria ser plantado árvores na escola, pois tinha muito sol”, resumiu a análise da turma infantil, formada por crianças na faixa etária dos cinco anos de idade. “Após o projeto, eles começaram a falar mais sobre esse tema, por exemplo, em momentos em que veem algum colega jogando lixo no chão chamam a atenção. Os cuidados com a sala de aula e o ambiente escolar melhoraram muito”, disse.
Atuando na Escola Municipal Professor Antonio Peron, a professora de Salto do Lontra Amanda Miquelaço, diz que o projeto contribui nas suas rotinas de sala de aula e que os alunos da educação infantil tiveram uma nova visão quanto à preservação das árvores, assim como do meio ambiente. Um dos livros trabalhados na classe foi “A casa na árvore”, de Tino Freitas e Lúcia Brandão, obra que apresenta a fauna e a flora tipicamente brasileira. “ A cada página do livro lido, os alunos se interessaram, por exemplo, pelos tipos de árvores. Todos tiveram a oportunidade de expressar suas imaginações e criatividades”, detalhou.
Uma parceria com Itaipu
O projeto de formação de mediação leitora da UFFS é um dos 14 que foram selecionados no Programa de Extensão em Sustentabilidade Territorial, desenvolvido em parceria entre o Itaipu Parquetec e a Itaipu Binacional. O objetivo é apoiar projetos de extensão universitária que fortaleçam a relação entre a universidade e a sociedade, a partir de ações focadas em temáticas de educação ambiental, agricultura familiar, energias alternativas, entre outros.
O projeto conta ainda com o apoio das Secretarias Municipais de Educação dos cinco municípios envolvidos, além de bolsistas da UFFS. As capacitações aos professores iniciaram no mês de janeiro deste ano e são seguidas de acompanhamento de mediação leitora nas escolas.
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