Participou da sessão do Legislativo Sandra Maria Capelli Mattia, chefe da Unidade do SEST/SENAT de Pato Branco, Com o objetivo de falar sobre a nossa história, serviços ofertados para o segmento do transporte e para a comunidade em geral, além de oportunizar parcerias e prestar serviços para o poder público municipal com os nossos programas de qualificação profissional. O SEST/SENAT foi criado há 32 anos pela lei 8.706 de 1993 e foi aprovada pelo decreto de março de 1994. Somos entidades civis sem fins lucrativos, fazemos parte do sistema S, especificamente do sistema do transporte, através da Confederação Nacional do Transporte e através do SEST Serviço Social do Transporte, do SENAT e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e ITL, Instituto de Transporte e Logística. A história do SEST/SENAT em Pato Branco na Ilha de Começou, em Vitorino, no Trevo, em 1997, foi a 32ª unidade do SEST/SENAT que foi instalada no país.
Segundo recordou Maria, ficou até 2019, mais tarde conseguimos trazer para Pato Branco uma sede alugada e desde fevereiro de 2024 estamos instalados. Alguns dos vereadores da casa já estiveram prestigiando, conhecendo, participaram da inauguração. Então, muito nos orgulha ter em Pato Branco uma unidade de tipologia CN, num terreno de 10 mil metros quadrados, com 2.600 metros de área construída, tudo disponível para usar aqui na nossa cidade.
O nome da nossa unidade é Domingos Cattani, em homenagem ao empresário e empreendedor do Grupo Cattani, que há 70 anos atua em Pato Branco e região no Estado. Nós somos mantidos pelas empresas do segmento do transporte, através do pagamento compulsório de 2,5% da folha de pagamento. No Paraná temos duas federações, a FETRANSPAR, onde atualmente estamos sob o comando do coronel Sérgio Malucelli, que é a Federação de Cargas, e temos a FEPASC, que é uma Federação do Transporte Coletivo de Passageiros. No Brasil o SEST/SENAT tem apenas 170 unidades, estamos presentes em todos os estados. No Paraná somos 13 unidades. Então a nossa gestão é centralizada em Brasília, a nossa matriz é Brasília e a gente fala de gestão centralizada.
Pois bem, quem atendemos? Todo o segmento do transporte, que a gente chama de contribuinte, as empresas do segmento do transporte rodoviário, ferroviário, aeroviário e aquaviário, atendemos os empresários e os seus empregados, além dos seus dependentes. Tudo de forma gratuita, ou seja, o empresário do transporte já contribuiu e a gente devolve para ele e para os seus empregados todo esse atendimento, alguns com participação. Mas também atendemos toda e qualquer pessoa ou empresa que precise dos atendimentos dos nossos serviços mediante apagamento.
O que o SEST oferece aqui em Pato Branco? Odontologia e radiologia, temos nove odontólogos. Fisioterapia, temos dois fisioterapeutas. Nutrição com uma profissional, psicologia com duas profissionais, esporte com um instrutor de esporte. Inclusive temos uma quadra de areia para locação. Atendemos das oito da manhã às 20 e 30 horas e aos sábados das oito ao meio-dia. O meu foco aqui com vocês nesta tarde é falar sobre profissionalização.
O SENAT está autorizado pelo DETRAN administrar todos os cursos de formação profissional para o motorista de coletivo de passageiros, para o motorista de vans escolar, para o motorista da van de emergência, para cargas perigosas e para as cargas indivisíveis. Isso tudo a gente já faz, porém nós também podemos fazer todos os cursos livres na área de formação e desenvolvimento humano.
Todos os cursos de segurança no trabalho, a formação de brigada de incêndio, SIPA e algumas NRs, normas regulamentadoras, a exemplo do NR35, trabalho em altura, o NR20 de inflamáveis, o NR1, o NR6, enfim, tudo isso o SENAT está habilitado a atuar com profissionais competentes, todos eles aqui em Pato Branco e se não tiver em Pato Branco a nível de Paraná ou mesmo de Brasil.
O que mais a gente quer dizer é que nós temos em Pato Branco é a tecnologia de um simulador de direção, que é um equipamento muito importante para o desenvolvimento da competência técnica, onde em ambiente simulado a gente consegue deixar o motorista, o condutor mais bem preparado para enfrentar os desafios das rodovias. Além disso nós temos lousas digitais, temos laboratório de informática, enfim, Pato Branco ganhou tudo de melhor para que a gente possa trabalhar o ser humano. Em Pato Branco no ano passado nós atendemos mais de 20 mil pessoas no SEST e no SENAT nós conseguimos em torno de 2 mil atendimentos.
É pouco para Pato Branco ter passado ali pela nossa escola, pela nossa aprendizagem 2 mil pessoas e a gente vem buscar então o apoio e a parceria do Poder Público. Qual o nosso anseio? Nosso anseio é trabalhar com o Poder Público com venda de cursos nas seguintes áreas. O DEPATRAN, curso de agente de trânsito formação é 200 horas ou atualização são 30 horas a cada 3 anos, só que eu só oferto presencial, eu não tenho modalidade EAD.
Para prefeitura e secretarias, todos os cursos do CONTRAN que eu acabei de falar, do escolar, do coletivo, da carga perigosa, mas além disso a gente quer as NRs, toda parte de iluminação pública trabalha com impostos. Então os cursos, podemos emparceirar e atender a demanda da prefeitura nos cursos do NR35, o trabalho em altura? Também toda a parte da linha amarela. Quem hoje está habilitado, está com os cursos em dias para trabalhar com as patrolas, com as motoniveladoras, com as retroescavadeiras, com as escavadeiras, com os rolos? Programa Jovem Aprendiz, nós tentamos agora implementar, estamos aprovados pelo MEC e vamos abrir uma turma agora em maio.
Então temos lá assistente administrativo 1.600 horas, para o segmento transporte é tudo gratuito, para os demais empresários tem um valor, mas é um valor de empresa que não visa lucro. Para a Câmara de Vereadores, a ACAMSOP e demais, nós estamos conversando para ofertar cursos para desenvolvimento pessoal e profissional, dos servidores e dos vereadores, na área de gestão, liderança, relacionamento interpessoal e ética no trabalho, comunicação não violenta, entre outros. Desejamos ainda, e quando eu digo ainda, é porque a gente não vai desistir, nós estamos junto com vocês e queremos que a logística de Pato Branco possa ser um exemplo.
Cursos para taxistas, existe uma lei federal que ampara a profissão de motorista, ela é de 2011, eles devem fazer cursos para atuar como motoristas de táxi. Cursos para os condutores por aplicativo, a lei federal é de 2012, eles também devem fazer cursos para serem profissionais. Cursos para motofretistas e mototaxistas, a lei federal é de 2009, também prevê cursos de formação e atualização. Esses últimos assuntos, eles são bem importantes serem discutidos, porque para qualquer tipo de profissão a gente tem que estudar. Ninguém é um dentista, um médico ou um advogado sem estudar. Motorista muito menos.
“Então nós temos que olhar para isso e nós do Senat estamos à disposição para trabalhar com essa casa de lei no que for necessário para que realmente a gente consiga trazer todos esses profissionais a estarem mais habilitados, mais treinados, para despertar por uma condução mais segura, para que se evite tantos acidentes que ocorrem aqui em Pato Branco e na região. Já trabalhamos com muitas pessoas e empresas que nos procuram para essa finalidade. Entendemos que sim, temos que focar nesses assuntos”. ressaltou a diretora. “O nosso maior foco é o desenvolvimento humano, na questão da atitude, a competência, a habilidade. Eu tive a competência de conseguir passá-la na prova para tirar minha CNH do tipo A e B, ou C, D e E. Mas a minha atitude no trânsito vem com o desenvolvimento. Ela vem com o querer fazer”, concluiu.
Mais
Mel de Capanema busca Indicação Geográfica por Denominação de Origem
PCPR prende três pessoas suspeitas de homicídio ocorrido em Palmas
PCPR prende homem por dupla tentativa de homicídio ocorrida em Pato Branco