Eles já foram os guardiões das memórias, mensageiros da cultura, da transmissão oral de lendas e mitos e de ensinamentos repassados de geração em geração. Embora antigo, o papel dos contadores de histórias continua essencial, mesmo com a vasta oferta de livros, filmes e da internet. Comemorado em 20 de março, o Dia do Contador de Histórias homenageia o profissional essencial na formação de novos leitores e, o mediador entre o público – tanto adulto quanto infantil – e a obra literária.
Para a orientadora de atividades da Biblioteca do Sesc da Esquina e contadora de histórias, Viviane Silva, a mediação exercida por este profissional enfatiza a oralidade e desperta o interesse de pessoas que nunca tiveram contato com a literatura do autor trabalhado. “Além disso, a contação de histórias é vista como uma oportunidade de troca e de enriquecimento cultural, especialmente em ambientes como nossas bibliotecas, onde atividades como a Hora do Conto são realizadas para promover momentos lúdicos associados à literatura”, destacou Viviane.
Clube de Leitura
Realizado nas Bibliotecas e Salas de Leitura do Sesc PR, o Clube da Leitura realiza encontros semanais e promove um momento de interação que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura. A ação propõe a leitura e discussão de obras de diversos autores, contemplando desde textos breves como contos, crônicas e poemas até narrativas mais longas como os romances.
Neste ano, um dos autores a serem trabalhados será o paranaense Dalton Trevisan – autor que será homenageado na edição 44 da Semana Literária e Feira do Livro que o Sesc PR realizará em 27 cidades paranaenses, de 13 a 17 de agosto.
Rede Sesc de Bibliotecas
As atividades da Rede Sesc de Bibliotecas vão além de um espaço físico e da gestão do acervo. É uma ação dinâmica que promove interação e conhecimento. No Paraná, por meio de mediações, oficinas e narrações de histórias, o livro se aproxima do leitor, tornando-se vivo. A proposta da biblioteca é criar espaços de convivência e troca, incentivando a formação de leitores e democratizando o acesso à informação e à cultura.
As unidades podem contar com diferentes espaços, como bibliotecas, salas de leitura e salas de leitura escolar, de acordo com o público. O serviço é conduzido por bibliotecários e orientadores de atividades, responsáveis pela supervisão técnica, planejamento e realização das ações. O acervo é composto por materiais para empréstimo e consulta local, sendo distribuído conforme a demanda das unidades.
Mais
Mel de Capanema busca Indicação Geográfica por Denominação de Origem
PCPR prende três pessoas suspeitas de homicídio ocorrido em Palmas
PCPR prende homem por dupla tentativa de homicídio ocorrida em Pato Branco