O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR Campus Pato Branco tem ampliado sua atuação internacional por meio de colaborações em ensino e pesquisa com países do chamado Sul global. Nesse contexto, o doutorando Carlos Frederico Branco, da linha de pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento e orientado pela professora Josiane Carine Wedig, realizou uma mobilidade acadêmica na Universidad Nacional de Misiones (UNaM), na Argentina. A missão de formação e pesquisa ocorreu de 15 de setembro a 15 de novembro de 2024 no Campus Posadas da UNaM, sob supervisão da professora Norma Oviedo, da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales.
Nesta missão, o doutorando Carlos desenvolveu ações previstas no plano de trabalho Colaboração internacional entre grupos de pesquisa PPGDR e UNaM, financiado pelo Edital 04/2024 DIRPPG – Cotas de Internacionalização para Programas de Pós-Graduação (CIPPG). Os objetivos da iniciativa incluem o fortalecimento da colaboração internacional entre grupos de pesquisa do PPGDR e UNaM, a consolidação do convênio Dinter/CAPES estabelecido entre as instituições, o aprofundamento da pesquisa de tese vinculada ao projeto Resistências camponesas e indígenas em face ao Antropoceno, a ampliação da experiência de curadoria de museu e a realização de formação acadêmica nas áreas de Antropologia e História na UNaM.
Durante a missão, Carlos participou da Semana de Internacionalização da UNaM, e das Jornadas de Investigação, com a apresentação Confluências Kaingang na cidade de Clevelândia: São João Maria e os arroios Brinco e Cachoeirinha, relacionada à sua pesquisa de tese.
Além disso, realizou pesquisa de campo na Aldeia Guarani Mbya, em San Ignacio, Misiones, colaborou na organização e participou de eventos conjuntos, tanto presenciais quanto remotos, por ocasião da visita de comitiva da UNaM ao Campus Pato Branco.

Mais
Governador sanciona lei que prevê CNH gratuita para pessoas em vulnerabilidade social
60 vagas: inscrições para concurso público para Agente Fazendário já estão abertas
Campanha alerta para riscos da diabetes à visão