Nesta segunda-feira (17), José Roberto Ricken foi eleito por unanimidade como novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PR. A votação ocorreu durante reunião na sede da instituição em Curitiba e contou com representantes das instituições que integram o colegiado. Presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Sistema Ocepar), Ricken assume o posto do CDE pelos próximos dois anos. Ao seu lado, tomou posse da vice-presidência Edson José de Vasconcelos, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Natural de Manoel Ribas, na região central do Paraná, Ricken é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Administração pela Ebape – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas, e especialista em Cooperativismo, com vários cursos no Brasil e no exterior. Em 2000, coordenou a implantação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), do qual também foi superintendente até o dia 1º de abril de 2016, quando foi eleito, pela primeira vez, presidente do Sistema Ocepar.
Em sua posse, Ricken reforçou o papel do Sebrae/PR e se comprometeu em ampliar os esforços para o desenvolvimento dos pequenos empreendedores e dos pequenos negócios de modo geral. “Gostaria de agradecer a confiança do Conselho. Tenho a certeza de que o trabalho desempenhado pelo Sebrae no Paraná é extraordinário e, ao lado de todos os integrantes do Conselho e demais parceiros, vamos fazer com que os pequenos empreendimentos possam crescer e se desenvolver ainda mais, conhecendo e atendendo as especificidades de cada setor”, declarou.
Ricken sucede ao presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar), Ercílio Santinoni, que, em seu discurso, celebrou o trabalho executado entre 2023 e 2024. A gestão foi marcada pela ampliação do número de atendimentos e o fortalecimento da rede física, com 2,2 milhões de empresas e potenciais empreendedores únicos atendidos no biênio, a melhoria do ambiente de negócios e a retomada da Feira do Empreendedor, maior evento de empreendedorismo do Paraná, realizado em 2023 e 2024. A Ocepar volta a presidir o colegiado depois de 10 anos. Entre 2013 2014, o ex-presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, dirigiu o CDE do Sebrae/PR.
“Sou muito grato pela colaboração, respeito e apoio de todos durante esses dois anos de trabalho à frente do Conselho Deliberativo. O Sebrae é indispensável para que a micro e pequena empresa prospere, sendo o responsável por reunir as outras federações para conseguir buscar melhorias. Isso me faz ter a convicção de que deixamos um legado significativo para quem empreende no Paraná, e vamos seguir trabalhando em prol do nosso Estado”, relembrou.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, projetou a continuidade dos trabalhos e a consolidação do compromisso em impulsionar sonhos e transformar vidas por meio do empreendedorismo. “Tenho a certeza de que a contribuição do Ricken, com sua experiência na condução do Conselho, vai fortalecer ainda mais o nosso trabalho no Paraná. Agradeço também a confiança do Ercílio que doou seu tempo e expertise de anos de trabalho pelas pequenas empresas e que segue ao nosso lado, como conselheiro”, destacou. Além disso, a reunião marcou a posse de novos conselheiros. Representando a Universidade Federal do Paraná, o reitor Marcos Sfair Sunye assume como titular no lugar da Graciela Inês Muniz. Assume como suplente na Universidade o professor Ciro Alberto de Oliveira Ribeiro. Pelo Banco do Brasil, assumiu também na data, Carlos Gustavo Silva, como conselheiro suplente

Conselho
O Conselho Deliberativo é um órgão com modelo de gestão compartilhada, que tem a responsabilidade de gerir os recursos financeiros, decidir sobre políticas, diretrizes e prioridades na aplicação destes recursos, além de promover ações de orientação e fiscalização das diversas iniciativas da Instituição, tudo em conformidade com as normas aplicáveis, em especial com o Estatuto Social do Sebrae. Compõem o Conselho 13 instituições, que são a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar); Fomento Paraná; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar); Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR); Sebrae Nacional; Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic); e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Mais
Prefeitura de Pato Branco realiza Audiência Pública sobre Programa de Asfalto Rural
Vigilância Sanitária de Pato Branco apreende alimentos com validades vencidas
Setembro Vermelho alerta para a prevenção de doenças vasculares, responsáveis por cerca de 400 mil mortes por ano no Brasil