O whitetopping da PRC-280 entre Pato Branco e Clevelândia, na região Sudoeste, atingiu a marca de 17,23% de execução na medição de janeiro, após apenas um mês de concretagem da pista. A obra é administrada e fiscalizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), e terá um investimento total de R$ 180.950.000,00.
Na medição anterior, de dezembro, a obra estava em 2,94%, relativo à elaboração de projetos e a serviços de terraplenagem e pavimentação preparando a pista antiga para receber o concreto. Nesta técnica de restauração, o pavimento asfáltico existente recebe melhorias e é aproveitado como base para um novo pavimento rígido de concreto, daí o nome whitetopping, ou cobertura branca, traduzindo livremente.
O trecho contemplado tem 37,49 quilômetros de extensão, indo desde o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz em Clevelândia, no km 175+130, passando pelo município de Mariópolis, e chegando até o início do perímetro urbano de Pato Branco, no km 212,62, terminando onde terá início a nova concessão rodoviária.
Os serviços são realizados em um dos sentidos de tráfego de cada vez, sendo necessário operação pare-e-siga 24 horas por dia para preservar o pavimento antigo já melhorado, e evitar a circulação sobre a pista nova, enquanto se aguarda a cura do concreto. Usuários devem seguir com cautela pelo trecho, obedecendo as orientações dos funcionários da obra, ou buscar rotas alternativas, utilizando a BR-158 e PR-459.
A obra prevê ainda a implantação de terceiras faixas em pontos críticos do trecho, nova sinalização horizontal e sinalização vertical, além da instalação de sistema de drenagem superficial de águas. Serão instaladas ainda defensas metálicas e plantada nova grama no talude dos alargamentos. A restauração deve ser concluída até novembro deste ano.
CORREDOR – A PRC-280 é considerada o principal corredor logístico da região Sudoeste, sendo utilizada para o transporte de cargas e escoamento da produção agropecuária, demandando grande volume de serviços de conservação e manutenção. Com as novas pistas de concreto, de maior resistência a veículos pesados e vida útil de aproximadamente 20 anos, haverá uma necessidade muito menor destas intervenções, garantindo mais segurança e conforto aos usuários.
Agora em dezembro foi inaugurada obra semelhante de restauração em concreto no trecho de Palmas a Clevelândia, e em março do ano anterior foi inaugurada a obra de whitetopping da PRC-280 do entroncamento com a BR-153 em General Carneiro, até o trevo da Codapar em Palmas, sendo a primeira iniciativa deste tipo realizada pelo DER/PR.
Mais
Sonho internacional: aluna de Pato Branco se prepara para residência médica nos Estados Unidos
UFFS Realeza sedia Hackathon 2025 que impulsiona inovação no agronegócio
Obras estruturantes da Copel levam mais energia ao Sudoeste beneficiando 100 mil pessoas