Segundo Ratinho Junior, a construção de novas escolas como o Colégio Andreia Neres dos Santos faz parte da estratégia de valorização da educação paranaense. “Essa escola vem para atender uma demanda antiga da população do bairro Riviera, que é um bairro populoso de Cascavel e vem crescendo muito, e que junto com o município e o apoio dos deputados resolvemos tirar do papel”, afirmou.
“Hoje, entregando uma escola novíssima, com quadra coberta e quadra aberta, um bom refeitório e todas as salas com ar-condicionado, uma estrutura que está a altura da importância de Cascavel e da educação do Paraná, que tem a maior nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil”, acrescentou o governador.
Para o prefeito de Cascavel, Renato Silva, a qualidade das instalações da nova escola facilita o processo de ensino no município. “Este é um colégio onde as crianças e adolescentes vão se sentir confortáveis para estudar, enquanto os professores e servidores terão as condições adequadas de trabalho para que possamos avançar ainda mais nos índices da educação”, declarou.
O diretor da escola Andreia Neres dos Santos, Vilson Pruzak, informou que muitos pais que residem no Jardim Riviera têm procurado a direção para transferir seus filhos. “Assim que a escola começou a funcionar ela chamou a atenção da população. Em apenas cinco dias de aula, recebemos quase 200 novas matrículas”, revelou.
“Essa é uma das maiores escolas que temos hoje na rede estadual. Isto demonstra o comprometimento do Governo do Estado, da Secretaria de Educação, do Fundepar, em entregar esta escola nova para a comunidade e continuar como a melhor educação do Brasil”, afirmou Marcello Marcondes de Albuquerque, Diretor do Departamento de Engenharia e Projetos, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).
EDUCAÇÃO PREMIADA – Em seu discurso, o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou que as obras e outras melhorias feitas nas escolas, como a aquisição de novos computadores e instalação de redes de internet de alta velocidade, são reflexo dos investimentos recordes para o setor. “O Paraná é o Estado que mais investiu em educação em 2024, com 32% do orçamento estadual destinado para a área”, disse.
Os recursos ajudaram o Paraná a subir de sétimo para o primeiro lugar no Ideb e manter a liderança nacional nos últimos dois levantamentos. Mais recentemente, a educação estadual também recebeu a medalha de ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), lembrou Miranda. Dados do MEC apontam que 73% dos alunos paranaenses aprendem a ler e escrever na idade certa.
“Este é mais um reconhecimento do compromisso do Paraná com a alfabetização e a educação de modo geral, em parceria com os municípios. Hoje, o Paraná já tem a melhor educação do Brasil e buscar elevá-la ao patamar da melhor educação da América do Sul”, concluiu o secretário da Educação.
Mais
PCPR prende três pessoas suspeitas de homicídio ocorrido em Palmas
Com nova metodologia, Deral apresenta preços de terras de 2025
Secretaria da Saúde confirma mais 5.802 casos e sete óbitos por dengue no Paraná