O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) regulamentou o uso de tecnologias embarcadas de assistência de direção nos veículos dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado. A medida permite que as autoescolas utilizem carros equipados com dispositivos tecnológicos, tanto nas aulas quanto nos exames práticos de direção da categoria “B”. A regulamentação é válida em todo o Paraná desde o dia 10 de janeiro.
Entre as tecnologias que passam a ser autorizadas estão câmeras de ré, sensores de estacionamento, sistemas de alerta de cinto de segurança, assistente de partida em rampa e o sistema start-stop, que desliga automaticamente o motor quando o veículo está parado e o religa quando o motorista retoma a condução. A medida não abrange o sistema autônomo de condução e estacionamento, que não poderá ser utilizado durante o exame de direção.
A regulamentação, autorizada através da , facilita o trabalho das autoescolas, que têm dificuldades para adquirir veículos sem esses itens, já que desativá-los pode comprometer a garantia de fábrica. Além disso, a medida também contribui para atualizar os novos motoristas com as tecnologias presentes atualmente em grande parte dos automóveis novos.
“Esses equipamentos auxiliam na condução e para estacionar os veículos. É importante que os condutores aprendam desde a autoescola como utilizar esses dispositivos, que estão cada vez mais presentes nos veículos que estão hoje no mercado”, explicou o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.

Mais
PCPR recupera carga de escoras metálicas desviadas de empresa de Pato Branco
Milho chega ao fim do ano como principal aposta do produtor paranaense, aponta Deral
Governo concede progressão a 5,4 mil professores da rede e anuncia 224 convocações