O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, sancionou, na manhã desta quinta-feira (12), as Leis que colocam em prática o Plano Diretor do município. “Este é um momento histórico para o desenvolvimento da nossa cidade. Era uma demanda antiga, que estava em atraso desde 2018. Trabalhamos junto com equipes técnicas e a comunidade para criar diretrizes que realmente atendam às necessidades locais”, destacou o prefeito.
A revisão do Plano iniciou em 2021. Buscou conciliar o desenvolvimento urbano municipal aos princípios da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana, aplicando conceitos de Inovação, Inteligência e Sustentabilidade das Cidades. Foram sancionadas nove leis que definem diretrizes para o uso e ocupação do solo, zoneamento, índices urbanísticos e áreas de especial interesse social. As normas estão integradas a aspectos econômicos, financeiros e administrativos, garantindo uma abordagem equilibrada para o desenvolvimento local.
O secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero, ressaltou que as leis serão publicadas nos próximos dias e entrarão em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2025. “Este período de transição permitirá que todos os setores da cidade se adaptem às novas regras, garantindo uma implementação organizada e eficaz”, explicou.

Mais
Valorização dos artistas locais: vereador cobra cumprimento da Lei “Pratas da Casa” em Pato Branco
UFFS inaugura oficialmente Clínica Escola de Nutrição e Clínica de Grandes Animais em Realeza
Coleta de Resíduos Orgânicos: Terceirização e Tecnologia Prometem Solucionar Velhos Problemas