Pato Branco adere ao Susaf/PR

O município de Pato Branco oficializou, na manhã desta sexta-feira (13), a adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR). O prefeito, Robson Cantu, acompanhado pela secretária municipal de Agricultura, Vanessa Zanon, recebeu o certificado das mãos do governador Carlos Massa Ratinho Junior. “O Susaf é uma conquista de todos, resultado de um trabalho de quatro anos em parceria entre o município, IDR, Seab, Vigilância Sanitária, Sebrae e as agroindústrias”, celebrou a secretária de Agricultura, Vanessa Zanon.

“O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Pato Branco foi criado em 1997. Em 23 de novembro de 2022, foi aprovada a Lei Municipal que regulamenta o serviço. Agora, com a adesão ao Susaf, possibilitamos que nossas agroindústrias devidamente registradas possam comercializar seus produtos em todo o Estado, aumentando a renda familiar e ampliando a cadeia produtiva”, explicou Vanessa.

Quatro agroindústrias de pato-branquenses já estão em processo de indicação para obter o selo Susaf/PR: Sítio Lora Embutidos, Embutidos Procópio, Apiário Jataí e Pesque e Pague Preisler. A agroindústria Pescados União, já foi indicada e receberá o selo de certificação nos próximos dias. “É uma conquista muito importante para o nosso município, pois esses produtos levarão o nome de Pato Branco para todo o Estado. Além disso, é um avanço para o desenvolvimento, já que fortalecerá nossa economia. Parabéns às empresas que já estão aptas”, destacou o prefeito Robson Cantu.

O Susaf/PR elimina entraves burocráticos que impediam que produtos alimentícios e derivados, com qualidade e segurança higiênico-sanitária comprovadas, fossem comercializados fora dos limites locais. Com a adesão ao sistema, os municípios podem indicar as pequenas agroindústrias locais que atendem às normas sanitárias, permitindo que ampliem seu potencial de vendas para todo o Estado.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube