A arquitetura e urbanismo tomam conta do sudoeste do estado nesta semana. É que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) promove diversas ações na região, como palestra, reunião plenária, de comissões e encontro com arquitetos e urbanistas locais. Nasexta-feira (25), o novo presidente da autarquia federal, Walter Gustavo Linzmeyer, irá comandar a sua primeira reunião plenária, em Pato Branco. Ele assumiu a presidência do órgão de fiscalização neste mês, após um processo interno da autarquia federal.
Mestre em Gestão Urbana pela PUCPR (2016), Linzmeyer se formou pelo Centro Universitário do Triângulo – UNIT (2000), em Uberlândia (MG), e possui experiência especialmente em Planejamento do Espaço Urbano e Regional; Habitacional e em Planejamento e Licenciamento Ambiental. Participou da coordenação e elaboração de cerca de 30 Planos Diretores Municipais, tendo atuado nos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Rondônia.
O arquiteto e urbanista foi funcionário do CAU/PR entre os anos de 2013 e 2018, onde desenvolveu os trabalhos de analista e de coordenação do setor de Fiscalização da autarquia federal. “O principal compromisso da nossa gestão é com a sociedade e, especialmente, com os arquitetos e urbanistas do estado. Vamos intensificar a nossa fiscalização e promover diversas ações de valorização profissional. Precisamos mostrar a importância da atuação do Conselho não somente no combate ao exercício ilegal da nossa profissão, mas também na promoção da relevância do trabalho do arquiteto e urbanista em projetos, obras, construções e no planejamento de cidades justas e igualitárias”, defende o novo presidente.
Palestra gratuita
As dimensões do patrimônio histórico, a definição do que é bem cultural, como realizar intervenções e os critérios de Restauro serão temas da palestra Arquitetura e Patrimônio Histórico, realizada nesta quinta-feira (24), no Auditório do Centro Universitário Mater Dei, em Pato Branco (UNIMATER).
Mestre em Teoria e História da Arquitetura e especialista em Arte e Cultura Barroca, o conselheiro do CAU/PR, Claudio Forte Maiolino, arquiteto e urbanista com escritório próprio e mais de 30 anos de experiência em Restauro de Obras, ministrará a palestra e mostrará alguns exemplos de trabalhos profissionais em construções tombadas como patrimônio histórico e cultural.
Vale ressaltar que a realização de obras de Restauro em Patrimônio Histórico é atribuição privativa de arquitetos e urbanistas, conforme decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça em 2019. Essa foi uma vitória do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná após um Recurso Especial interposto no STJ.
Encontro com Arquitetos
Após a palestra, realizado o Encontro com Arquitetos, oportunidade para os Conselheiros do CAU/PR conhecerem os desafios enfrentados pelos profissionais da região e as principais demandas locais de trabalho. Os representantes do Conselho irão mostrar dados sobre a atuação dos arquitetos e urbanistas no estado, além de apresentar a história e a importância do órgão de fiscalização para a sociedade. Durante o encontro, os profissionais registrados no CAU/PR ainda poderão dar sugestões para o aprimoramento da atuação da autarquia federal no Paraná.
Reunião com o NAU
Acompanhado dos coordenadores de comissões do CAU/PR, o novo presidente do órgão de fiscalização federal, Walter Gustavo Linzmeyer, participará de uma reunião com integrantes do Núcleo de Arquitetos e Urbanistas (NAU) de Pato Branco. A conversa com o grupo que está completando um ano de atuação ocorre na tarde desta quinta-feira (24). Uma visita aos profissionais da cidade de Dois Vizinhos também pode ocorrer. A intenção é aproximar o Conselho dos arquitetos e urbanistas da região sudoeste.
Sobre o CAU/PR
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal – CAU/UF foram criados pela Lei Federal nº 12.378 de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país. Uma conquista histórica para a categoria, que significa maior autonomia e representatividade para a profissão. Autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, o CAU/PR possui a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo” (§ 1º do Art. 24º da Lei 12.378/2010).
Mais
60,6% em 4 meses: rodovia de concreto no Sudoeste mantém avanço acelerado
Sudoeste: IAT aplica R$ 2,2 milhões em multas em megaoperação de combate ao desmatamento
Reconhecimento ao Pato Basquete: Representatividade e Comprometimento