Forte chuva acompanhada de ventos intensos surpreendeu os moradores de Pato Branco. Embora o temporal tenha durado pouco tempo, foi o suficiente para causar alagamentos, assustar a população e deixar algumas famílias desabrigadas. A região Sul da cidade foi a mais afetada, de acordo com a secretária de Assistência Social, Cleuza Chioquetta. A equipe da secretaria prestou atendimento para mais de 20 famílias, distribuindo lonas para proteger suas casas. “Três homens do bairro Morumbi foram encaminhados à Casa de Passagem, enquanto outros moradores optaram por buscar abrigo na casa de parentes ou vizinhos”, explicou Cleuza.
No bairro Cristo Rei, uma residência foi totalmente destruída pela força dos ventos. Os dois moradores sofreram escoriações leves e foram levados para a UPA para receberem atendimento médico. Eles estão sendo acompanhados pela equipe da Assistência Social, que está prestando o apoio necessário. Os agentes de trânsito também foram mobilizados para atuar nas regiões alagadas, orientando os motoristas e garantindo maior segurança no trânsito.
As regiões dos bairros Vila Esperança e São João, que historicamente sofriam com alagamentos, desta vez não foram afetadas pelas águas. “Recentemente a Prefeitura concluiu a construção de terceira ponte no bairro Vila Esperança e no São João construiu outras duas pontes que melhoraram a vazão da água”, salienta o Prefeito, destacando que as obras de contenção realizadas anteriormente na área foram fundamentais para prevenir problemas maiores. No entanto, os engenheiros da Prefeitura já identificaram a necessidade de mais uma intervenção, na baixada próxima à Rede Oeste, para evitar futuros alagamentos. Este será o próximo ponto a receber melhorias estruturais.
Durante o temporal, dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) também sofreram com alagamentos. No CMEI do bairro Vila Izabel, a falta de drenagem adequada no terreno, combinada com a forte intensidade da chuva, fez com que a água se acumulasse, e o muro acabou retendo o volume, provocando a invasão de água na escola. Já no CMEI Lions, o problema também foi de alagamento, mas, neste caso, o terreno possuía drenagem. No entanto, os bueiros estavam obstruídos, o que impediu o escoamento da água de forma adequada.
Além dos alagamentos, outro impacto do temporal foi a queda de parte do muro do cemitério municipal, causada pela força da chuva. A Prefeitura já está mobilizando equipes para realizar o reparo o mais breve possível.
Levantamento dos estragos:
Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura de Pato Branco du início a um levantamento detalhado dos estragos causados pelo temporal. As equipes técnicas visitarão as áreas mais atingidas para avaliar os danos e planejar as ações de reparo. Assim que os dados forem consolidados, a Prefeitura irá comunicar a imprensa e a população sobre as próximas medidas a serem tomadas.
Mais
Em dois dias de votação, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública do programa Parceiro da Escola
Sudoeste: Parceiro da Escola: Educação divulga pontuações preliminares das empresas interessadas
Boletim da Saúde confirma 301 novos casos e mais um óbito por dengue no Paraná