Dedicado ao desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, a Universidade Federal da Fronteira Sul — Campus Realeza promoveu uma série de atividades para a comunidade durante o XIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE). O evento, realizado no período de 14 a 18 de outubro, está vinculado à temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Com diferentes palestras e oficinas, o SEPE também agregou atividades práticas e interativas voltadas aos estudantes do ensino médio da região.
Mais de 600 estudantes visitaram a instituição durante o período por meio da atividade “UFFS Portas Abertas”. O objetivo é fortalecer a relação entre as escolas e a universidade através da troca de experiências, além de desmistificar o ambiente acadêmico. Os visitantes puderam explorar projetos e ações desenvolvidos pelos diferentes cursos e aprenderam mais sobre a rotina de pesquisa e do ensino superior.
A interação inclui ainda a visitação aos espaços de laboratórios, salas de aula, Hospital Veterinário Universitário e da Clínica-Escola de Nutrição da UFFS, assim como a participação em experiências didáticas e jogos pedagógicos organizados pelos acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores e técnicos do Campus Realeza.

A atividade “UFFS Portas Abertas” é uma ação contínua da universidade e busca esclarecer dúvidas sobre os cursos de graduação e o processo seletivo. A UFFS utiliza como principal forma de ingresso o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação. A seleção dos estudantes se dá com base nos resultados da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Há reserva de vagas para candidatos que cursaram integralmente ou parcialmente o ensino médio em escolas públicas, para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e para pessoas com deficiência. O preenchimento da reserva de vagas também considera a renda familiar do candidato.
Apresentação de trabalhos
O caráter científico do XIII SEPE é desenvolvido também pela realização da mostra de trabalhos acadêmicos. Nesta edição foram 183 trabalhos submetidos pelos acadêmicos de graduação e pós-graduação do Campus Realeza. As apresentações são uma forma de promover a socialização de resultados de projetos de iniciação científica, acadêmica, docência e de extensão desenvolvidos pelos estudantes da UFFS, além de fortalecer a cultura da investigação científica e a publicação de resultados. Um dos diferenciais foi a valorização da qualidade da produção acadêmica com a entrega das menções honrosas aos trabalhos inscritos no evento.
Mais
Reconhecimento ao Pato Basquete: Representatividade e Comprometimento
Giacobo Anuncia Pacote de Recursos para Pato Branco e Região Sudoeste
Primeira cirurgia robótica de quadril do interior do Paraná é realizada em Pato Branco