Esportistas de todas as idades participaram da 1ª Corrida e Caminhada Universitária promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. A prova desafiou os participantes com percursos de 5 km de corrida e 2,5 km de caminhada, além de atrair vários atletas das regiões Sudoeste e Oeste do estado. Nem mesmo o frio que fazia na manhã de domingo (1º), no dia do evento, abalou o ânimo dos 200 corredores e caminhantes. O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o atleta José Augusto Fernandes, de 44 anos. Morador de Dois Vizinhos, o corredor alcançou o primeiro lugar geral masculino, ao lado de Franciele Alff, primeiro lugar geral feminino. José Augusto falou sobre sua rotina de treino e diz que começou a correr aos 40 anos e desde então não parou mais.
“A gente vem para essa prova, mas sem pretensão de ganhar, vem para se divertir e prestigiar”. Ele também comemorou a performance, falando que o próximo objetivo é continuar o treinamento para a Maratona Internacional de Porto Alegre e Maratona Monumental Brasília. “O objetivo é performar dentro das nossas limitações, que é o nosso trabalho, o nosso dia a dia”, comentou.
Ao lado de José Augusto, estava a esposa Tatiane Santini Fernandes, que também participou da corrida e ocupou o terceiro lugar na categoria de 35 a 44 anos feminino. A participante falou empolgada sobre como o percurso foi desafiador. “Hoje eu consegui fazer um sub-5 [ritmo que indica o tempo levado para fazer cada quilômetro da prova], fiquei muito feliz. Foi meu terceiro melhor tempo no sub-5, o percurso estava bem difícil, mas me superei”, disse a competidora que também já está treinando para participar das Maratonas em Brasília e Porto Alegre.
Da cidade de Cascavel, na região Oeste do estado, veio o grupo de amigos de Maíra Aparecida Cardoso de Oliveira. Há quatro anos ela descobriu a paixão pela corrida, ela e os amigos aproveitam os momentos esportivos para conhecerem novos lugares e participarem de novas emoções. “Eu me considero uma corredora amadora, corro pela minha saúde, e não pela premiação. Além disso, esse mundo da corrida é interessante e muito legal, recebemos incentivo e dicas, o que acaba viciando na realidade, então a gente está sempre procurando uma corrida diferente para fazer”, comentou.
A família do morador de Realeza Alcir Antônio Rios, de 55 anos, compareceu em peso na 1ª Corrida e Caminhada da UFFS – Campus Realeza. Ele, os sobrinhos, e as irmãs Marisa e Marli, de 64 anos, participaram da prova. Segundo o corredor, o percurso não foi fácil. “Pela idade, a gente está meio desacostumado, mas devagarinho, vai entrando no ritmo, o importante é participar. O evento é um incentivo muito grande para nós aqui e para o esporte”, destacou.
Todos os participantes receberam medalhas de participação, já os primeiros colocados na classificação geral e por categorias receberam premiação com troféus. Os resultados da participação do público foram comemorados pelo técnico-administrativo em educação e organizador do evento, Bruno da Rocha Nunes. “O objetivo é justamente criar a cultura da saúde. Temos aqui na UFFS o curso de Nutrição, então a gente já mescla a questão da alimentação saudável, a prática de exercício físico, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Tivemos aproximadamente 200 inscritos nesta prova que contou com a participação de moradores de Realeza, Ampére, Santa Izabel do Oeste, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Cascavel, teve gente da região Norte do Paraná, de Altônia, presente no evento, foi muito bacana”, enfatizou.
Como forma de inscrição, os competidores entregaram um quilo de alimento não perecível. Foram arrecadados mais de 200 quilos de alimentos, os quais serão entregues às famílias carentes indicadas pela Paróquia Cristo Rei, de Realeza, e APAAR (Associação de Pais e Amigos dos Autistas e dos Neurodiversos de Realeza).
Confira a classificação final aqui, ou acesse o site da UFFS em www.uffs.edu.br e selecione o menu Realeza.
Curso de Nutrição
Antes da prova, os acadêmicos do curso de Nutrição estavam coletando alguns dados dos participantes para a realização da avaliação nutricional. A atividade prática integra os conteúdos da disciplina de “Nutrição e Esportes”, para a 8ª fase do curso, ministrada pela professora Eloá Angélica Koehnlein. Foram coletadas informações sobre a dieta e mensurado peso, altura, e demais medidas de circunferência, como cintura, quadril, braço e pescoço, as quais integram a avaliação antropométrica.
“Fizemos uma avaliação nutricional, coletando informações sobre dieta, e a parte antropométrica, que são as medidas corporais. A partir do que for identificado na avaliação, vamos dar uma devolutiva aos participantes, orientando de que forma eles podem promover melhorias na realização da atividade física”, explicou Eloá.
Colaboradores: APAAR (Associação de Pais e Amigos dos Autistas e dos Neurodiversos de Realeza), Paróquia Cristo Rei e Rotary Clube de Realeza.
Patrocinadores: Evolua Cooperativa de Crédito, pertencente ao Grupo Ailos (co-organizadora do evento), Água Mineral Elevatta, Athus Escola de Idiomas, Belini Viagens, Bocchi Supermercado, Buper Comunicação Visual, Complexo Educacional professor Álvaro Skiba, Elisa Chicanowski Odontologia, Farmácias Brava, Hipermfarma, Laboratório Bioclínico, Loja La Finity, Ophyum Modas, Pavanello Contabilidade, Quadri Supermercado, Sabor e Saúde Produtos.
Mais
Sudoeste: ANTT publica o edital de concessão dos lotes 3 e 6 das rodovias paranaenses
Sudoeste: Entidades sociais de 25 municípios recebem prêmios de R$ 5 mil do Nota Paraná
TCE-PR determina que Capanema adeque legislação de engenharia ambiental