A nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Palmas (Damapec), no sudoeste do Paraná, tomou posse na terça-feira (9), em cerimônia realizada na Associação Comercial e Empresarial de Palmas (Acipa). O Sebrae/PR integra o Conselho, que atua conjuntamente com outras pelo crescimento do município. O Damapec conta com 15 membros titulares e o mesmo número de suplentes, com mandatos de dois anos.
“É um grande desafio. O que nós buscamos é uma Palmas renovada, com novas ideias e com um movimento unido de pessoas e instituições que realmente queiram o desenvolvimento da cidade, seja do aspecto econômico ou social. Queremos um município que tenha crescimento sustentável, que preserve seus recursos naturais. Que tenha uma diversificação da economia, traga novas oportunidades e priorize a capacitação da nossa gente”, afirma o presidente eleito do Damapec, Evandro Giotto de Oliveira.
Com reuniões a cada 40 dias, o presidente evidenciou, também, um dos principais pontos de debate que o Conselho deverá ter nos próximos encontros. “Um dos nossos objetivos, que vamos buscar com todas as forças, é a construção de um hospital regional em Palmas, que atenda também a nossa microrregião. É um grande sonho, uma bandeira pela qual vamos lutar”, acrescenta Evandro.

Gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, reforçou a importância da entidade e do trabalho conjunto entre os diferentes setores. “Para nós é uma alegria muito grande ser parceiros deste processo de desenvolvimento de Palmas. Esse trabalho ao longo dos últimos anos só veio evoluindo, e a constituição do Conselho hoje, com a posse dos novos membros, só fortalece algo em que acreditamos muito, que é o trabalho conjunto e a união de esforços de diversos segmentos em prol do avanço da cidade”, pontua Cesar.
O prefeito de Palmas, Kosmos Panayotis Nicolaou, reforçou que o momento é ímpar para o debate de ideias e o avanço do Município. “Palmas tem 145 anos. Temos o maior Produto Interno Bruto (PIB) do sudoeste do Paraná. Ao longo desse tempo a cidade cresceu, se desenvolveu, mas temos certeza de que ainda tem muito a ser feito. E isso só acontecerá a partir da união de propósitos e pessoas em busca de um objetivo comum”, conclui Kosmos.
O Programa de Desenvolvimento Econômico de Palmas está baseado em uma metodologia que se propõe a mobilizar as lideranças da cidade para um desenvolvimento sustentável da economia do Município e promove a interação entre os setores público e privado, instituições de ensino e a sociedade civil organizada, configurando-se em um importante mecanismo de potencialização da inteligência coletiva.
Palestra
Ao final, Daniel Guimarães, estrategista de territórios e empresas, palestrou para os convidados sobre a vocação local e a importância do desenvolvimento territorial. “O que Palmas está fazendo agora com o Conselho é algo relativamente novo no Brasil e precisamos ascender a luz para que as lideranças vistam a mesma camisa para o crescimento da região através de objetivos que façam sentido para todos”, pondera Daniel.
Mais
Sonho internacional: aluna de Pato Branco se prepara para residência médica nos Estados Unidos
UFFS Realeza sedia Hackathon 2025 que impulsiona inovação no agronegócio
Obras estruturantes da Copel levam mais energia ao Sudoeste beneficiando 100 mil pessoas