A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), cumpriu nove mandados judiciais contra um grupo criminosa ligado ao tráfico de drogas na região Sudoeste do Estado. A ação, que aconteceu nesta sexta-feira (21), em Francisco Beltrão, é a segunda fase de uma operação iniciada no ano passado. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva. A operação resultou na apreensão de porções de maconha, uma balança de precisão e celulares, além do registro de dois termos circunstanciados.
Os indivíduos foram encaminhados ao sistema penitenciário e os elementos apreendidos passarão por perícia a fim de coletar dados que auxiliem a continuidade das diligências.
Investigação- As diligências da PCPR tiveram início com a apreensão de 147 quilos de maconha em outubro de 2023, realizada pela PMPR. A droga foi encontrada em um veículo em Nova Prata do Iguaçu, na mesma região, em posse de dois homens e uma adolescente. “Por meio de investigações em conjunto com as diversas equipes da PCPR na região Sudoeste, logramos êxito em verificar uma série de conexões com terceiros e sinais de atividade de venda de maconha, cocaína e crack. Também localizamos indícios da atuação de uma facção criminosa”, afirma o delegado da PCPR André Mendes.
As diligências ainda apontaram que a organização não atuaria somente na região, mas em outras cidades como General Carneiro, União da Vitória e Marechal Cândido Rondon, por meio de 18 membros. Com base nestas informações, a primeira fase da operação foi deflagrada em dezembro de 2023. Na ocasião, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e quatro determinações para buscas pessoais e vistorias nos alvos que se encontravam detidos em unidades prisionais. Duas pessoas foram autuadas em flagrante e entorpecentes e munições foram apreendidos.
A coleta de elementos neste primeiro momento possibilitou o avanço das investigações e a identificação de outros cinco suspeitos de participação nas atividades de tráfico e negociação de armas de fogo. As investigações prosseguem a fim de localizar os demais envolvidos.
Mais
Pato Branco recebe investimento de R$ 45 milhões para melhorias no asfalto: uma nova era para a cidade
PCPR e PMPR prendem casal por tráfico e associação para o tráfico de drogas em Pato Branco
Guto Silva assume Secretaria das Cidades